Alguém sabe como responder ao comando no terminal em que o arquivo de trava não abre /var/lib/dpkg/lock-frontend e não foi possível adquirir o bloqueio [RESOLVIDO]

Então, no terminal apliquei um comando, e agora preciso de outro para resolver o seguinte questionamento:
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock-frontend - open (13: Permissão negada)
E: Unable to acquire the dpkg frontend lock (/var/lib/dpkg/lock-frontend), are you root?

Utilizo o Linux ubuntu 22.10
Kernel: 5.19.0-23-generic

eu não sei o que fazer para resolver, eu apliquei essa resolução: Erro "não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock-frontend" - Bóson Treinamentos em Ciência e Tecnologia mas não funcionou, porque eu apliquei o comando inicial e ele prossegue me retornando que não foi possível abrir o arquivo de trava.

Se alguém souber como devo proceder nos próximos passos, eu agradeço.

1 curtida

Olá @Raiana, tudo bem contigo?

Qual comando você está tentando executar especificamente? Ao que tudo indica, você está tentando instalar algum programa usando o “apt” - porém - para conseguir fazer isso é necessário que você tenha acesso como um administrador.

Felizmente, é bem simples fazer isso: apenas adicione um '“sudo” antes do comando que está tentando executar e quando for solicitado, digite a sua senha.

Acredito que deve resolver seu problema inicial.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Execute os comandos o qual está tentando, concedendo permissões de usuário administrador, adicionando sudo antes dos mesmo, ficando como por exemplo se está executando apt update passe a executar como abaixo…

sudo apt update
1 curtida

Tnks, ajudou muito!

Tnks, ajudou muito, obrigada pela rapidez na resposta.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.