Como faz root em aparelhos da Xiaomi utilizando Linux? Quais programas devo baixar? Algum tutorial detalhando cada etapa? Preciso de ajuda, já dei uma boa pesquisada na internet e só encontrei o processo sendo feito com windows
Fastboot
Porque é que quer fazer root?
Acredito que não irá conseguir. Se não estiver enganado fazer root consiste em três passos: desbloquear o bootloader, flashear o TWRP/Orange Fox e instalar o Magisk/SuperSU. O problema é que você empaca no primeiro passo. Para desbloquear o bootloader você precisará dum software oficial da Xiaomi, o Mi Unlock, o qual só está disponível no Windows.
Quero colocar uma ROM mais clean e instalar a GCam
o Gcam, creio eu, q pode instalar sem root, eu tenho um redmi 8 com gcam e sem root, mas pra outra rom se vai precisar do windows, acho q em uma vm pode funcionar
se precisa do windows, hirensboot e medicat are things
Depende se o aparelho tem suporte oficial. Geralmente qualquer Qualcomm Snapdragon ou MediaTEK Heliium de depois de 2017 tem o suporte. Para aparelhos com um SoC que foi lançado antes de 2017 ou SoC Samsung ExynoS, o suporte pode ser instalado, mas apenas com um custom recovery.