Alguém sabe como configurar direitinho a Corsair Commander Pro no Ubuntu 20.04 LTS?

Hey gente, tudo bem?

Estou usando o Ubuntu com duo boot com o meu Windows 10 (W10 no SSD e o Ubuntu no HD) mas estou tendo dificuldades de controlar as leds e a velocidade das minhas fans. Eu uso a Commander Pro da Corsair e minhas fans são todas da mesma marca, além das memórias (Vengeance RGB Pro DDR4 2666 MHz), teclado (K68) e o mouse (M55). Enfim, tentei pelo OpenRGB mas ele não reconhece os dispositivos. Enfim, as leds eu não me importo tanto, mas curto o PC muito silencioso e queria poder controlar a velocidade das fans conectadas na Commander Pro, mas não sei como posso fazer. :T (Ah, o cooler do processador é da Be Quiet!, mas nem lembro o modelo e tals).

Contextualizando: Então, decidi instalar o Ubuntu LTS por nostalgia, eu aprendi a programar usando Linux e tals e o Ubuntu foi a distro que mais me identifiquei desde sempre. Enfim, instalei a versão 20.04 LTS e estou curtindo bastante a distro hoje em dia (Usei da versão 10.04 LTS até a 14.04 LTS). Agora, que lindo a Steam hoje em dia aqui, ein? Bonitão mesmo. hushuashuuas

infelizmente a corsair não da suporte para linux
o drive que existe foi feito pelo propia comunidade usando engenharia reversa.
mas veja esses links que encontrei:

1 curtida

Então, testei esses métodos, porém ainda não chega ao modo silencioso que gostaria. :frowning:

É mais questão da minha sensibilidade a sons e tudo mais. No iCue eu consigo jogar o RPM o mais baixo possível. Mas enfim, faz parte.

Ué, meu PC é silencioso, a ideia é ser silencioso mesmo, imagina uma pessoa trabalhando concentrada e o ventilador começa.
As fabricantes fazem ventoinhas e coolers silencioso por causa disso.
No inicio dos computadores as fontes eram gigante e faziam muito barulho e então quando estava começando os PC de mesa surgiu a necessidade de fazer fontes pequenas para caber em gabinete apertado e é claro resolver o barulho já que as pessoas domesticas gostam de silencio.
E deu certo as maquinas são silenciosas e pequenas.
O seu PC foi limpo? ou vc compro um cooler que é diferente do que vem com a CPU?
Era para o seu PC ser silencioso também.

1 curtida

Depende do que você construir no seu PC. hahaha O meu PC pode ser considerado silencioso sim, mas a Commander PRO muda a velocidade e a relação entre as ventoinhas para diminuir ainda mais os pequenos ruídos. A diferença que estou sentindo é que com o Windows, com o iCue, eu consigo colocar as fans, plugadas na controladora, em um modo bem quietinho, e o volume no Linux, sem o software da Corsair, o barulho fica um pouco mais elevado.

É algo sutil sim, mas faz uma diferença quando você se habituou. :slight_smile:

Gente, vim aqui só dizer como resolvi o problema. Eu escolhi inicialmente o Ubuntu por nostalgia, como disse, comecei usando ele na versão 10.4 LTS até a 14.04 LTS. Então depois de nada funcionar como o esperado, dificuldade com a instalação de alguns softwares e bugs desnecessários (Coisas que nunca se passaram na minha memória afetiva com as versões mais antigas) eu deixei ele abandonado em um HD do meu PC. Depois de um tempo eu decidi retirá-lo do meu computador e instalar o PopOS e foi da água para o vinho.

Todos os softwares acima funcionaram sem problemas e mais, a Commander Pro manteve no modo silencioso desde a primeira iniciação (Não sei por qual motivo, mas agradeço). Para controles extras, como RGB no PopOS, não tive problemas com a instalação e execução de softwares e estou usando o OpenRGB para memórias e o mouse e o CKB-Next para o teclado (A escolha foi mais pela interface do CKB-Next). O OpenRGB eu estou usando o AppImage mesmo e o CKB-Next estou usando em FlatPak.

Enfim, a solução para controlar os periféricos da Corsair é rodar os softwares open source no PopOS ou buscar outra distro. Pelo visto o Ubuntu da Canonical não chega nem aos pés do que já foi e eu imaginava que era um exagero quando os usuários comentavam isso. Saudades do único problema do Ubuntu ser gostar ou não da interface do Unity. hahaha

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.