Tenho uma dúvida e tive dificuldades em resolvê-la.
Uso o ArchLinux e tenho alguns apps instalados via snap. Alguns desses apps quando eu os executo, eles abrem mas na barra de ícones do gnome eles ficam sem o seu ícone padrão. Ficam com um ícone genérico. Não são todos que ficam assim, apenas dois.
Tenho dado preferência por flatpak/snap/appimage, por questões pessoais.
Estes geram muitos “lixos” em diversos diretórios do arch, e mesmo desinstalando com “-Rs” para remover dependências que não são utilizadas por outros pacotes, ainda assim, ficam perdidos arquivos em diretórios do Arch. Nem o BleachBit remove 100%. Ps: Sou meio paranoico com isso rsrs
Só utilizo pacote do próprio ARCH ou do AUR quando algum pacote não tem para estes que citei acima.
Sobre a segunda pergunta, não, não personalizei nada, apenas instalei os mesmos pela própria loga da GNOME ou SNAP-STORE, mas estes que citei na pergunta, são os únicos que abrem na barra de ícones do GNOME sem o seu ícone padrão, apenas com genérico.
Executei esse comando já, não o mencionei na pergunta, mas este não funcionou quando tentei.
Tipo, eu trocaria esses apps que você instalou do snap pelos do flatpak, alias eu sigo a politica de só instalar via flatpak o que é de proprietário (spotfy, deezer, postman, etc). Instala o postman do flatpak e o thunderbird usando o pacman
Eu entendo a sua paranoia com a “sujeira”, mas não é nada relevante. Como você usa o Arch, instala o Octopi, ele remove tudo relacionado ao que você instalou (use com cuidado).