Alguem poderia me dizer o que está fazendo esses "artefatos" aparecerem no notebook da minha irmã?

O Notebook é velinho, guerreiro com 2gb ram, e um intel celeron 900, ele está rodando o Debian 10 com a Interface gráfica sendo o LXDE (o Debian é recém instalado).

Minha irmã estava vendo uns videos no Youtoba e me falou que estavam aparecendo alguns artefatos que cobriam a tela inteira, e esse artefatos sumiam quando ela mexia o mouse, alguem sabe me dizer como eu posso resolver isso?

videos:

Esses são só dois vídeos, peguei os que a minha irmã conseguiu filmar sem tremer

Parecem ser uns protetores de tela bem psicodélicos.

Pode ser questão de desativá-los pelas configurações (Preferências→Bloqueio de Tela ou Protetores de Tela).


Aliás, eu me lembro que o LXDE não tem um aplicativo que faça o protetor de tela reagir em relação aos aplicativos, como o KDE, XFCE, Gnome e outros ambientes gráficos mais “completos” (por exemplo, eles vão ter avisos como “O aplicativo Firefox/Chromium está bloqueando o gerenciamento de energia blá blá blá” e o reconhecimento do protetor de tela vai ficar suspenso)

Veja se o problema é aliviado instalando o xfce4-power-manager (por exemplo) e inciando ele junto com o LXDE.

2 curtidas

Tá com cara de ser o XScreenSaver, um programa que gerencia protetor de tela. É só desinstalar. Pra mim ele nunca teve serventia.

2 curtidas

como eu poderia desinstala-lo?

Como já foi dito, é o xscreensaver, um protetor de tela que vem no LXDE e LXQt.

Para remover:

sudo apt remove xscreensaver

1 curtida

muito obrigado

Hoje ele é realmente inútil, mas para os monitores antigos…

Se quiser pode ler um pouco aqui:

1 curtida