Bom, como dito no tópico, sou iniciante, e acabei tentando instalar o wine com o sudo apt install wine, e falou que não estava no sudoers, então tentei acessar o su - e também não funcionou, alguém poderia me ajudar.
Aparece a seguinte mensagens:
$ su - => su: Falha de autenticação
$ sudo apt install wine => não está no arquivo sudoers. Este incidente será relatado.
Você vai ter que usar o pendrive de formatação e editar o arquivo de sudo para adicionar o seu usuário no arquivo.
Isso não deveria acontecer, porque todo Instalador oferece pelo menos 1 opção (su
ou sudo
) – e muitas vezes, ambas.
Não sei como você conseguiu instalar o Lubuntu, sem escolher pelo menos 1 dessas opções. – Se for como o Kubuntu, o padrão seria habilitar o sudo
, que usa a senha do próprio Usuário.
A dica do @aguamole é um caminho para corrigir o problema.
Outro caminho, é ler as instruções de instalação – dê um Google em “Lubuntu instalação”, leia ou assista 3 ou 4 tutoriais, prestando atenção nesse “detalhe” do processo – e instalar de novo:
Esse caminho talvez seja o mais simples, para quem ainda está iniciando no uso do Linux.
Obs.: - No exemplo acima, o primeiro “John” poderia ser um nome completo, com espaços, sobrenome etc. – O segundo é o “ID de Login” (Username), que deve ser um Nome ou Apelido simples (sem espaços em branco!) – e esta é a senha para sudo
.
O Problema é que esse computador era de outra pessoa, e estou tentando mudar o nome e a senha dele, então a melhor escolha é reinstalar o linux?
sudo su
# nano /etc/sudoers.conf e acresenta em baixo do root
nome "ALL" "ALL" "ALL
salvar conf
useradd ....
passwd (.....)
exit
Então você só vai conseguir executar tarefas como administrador de posse da senha, inclusive para alterar a senha é necessário saber qual é a senha atual.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.