Alguém poderia me ajudar? problema no wi-fi depois que instalei o ubuntu 25.04

Meu sistema está enfrentando problemas ao tentar carregar o firmware necessário para o funcionamento da placa de Wi-Fi Intel Wireless-AC 9462. Os logs do kernel (dmesg) mostram os seguintes erros..
o sistema tenta carregar várias versões do arquivo de firmware (iwlwifi-so-a0-jf-b0-XX.ucode, onde varia de 77 a 89), mas todas falharam com o erro -2 (arquivo não encontrado).
No final, conseguiu carregar uma versão mais antiga (77.f92b5fed.0), mas talvez não seja o ideal para meu hardware.
pq o firmware foi carregado, mas o hardware (placa Wi-Fi) não respondeu corretamente ao comando de reinicialização.
Quando tento reiniciar o driver (sudo modprobe -r iwlwifi), o sistema reclama que o módulo está “em uso”.
Como (NetworkManager ou wpa_supplicant) está segurando a interface Wi-Fi, impedindo a recarga limpa do driver.
kernel muito novo está dando incompatibilidade com o firmware disponível ou conflito com outro dispositivo ou driver.

não sei mais oq fazer T.T

1 curtida

Olá @Wennery_Figueiredo, tudo bem contigo?

Lembro de conversas antigas aqui no fórum que citavam alguns chips wifi da Intel que eram meio problemáticos no Ubuntu e derivados. Sugiro uma pesquisa para confirmar se este é o caso do seu equipamento.

Algumas vezes, um módulo/driver só vai funcionar em versões específicas do kernel. Então, existe a chance de que o módulo antigo não seja compatível com versões novas do kernel.

Você pode seguir as dicas deste post abaixo, para desativar o Network Manager temporariamente e ver se dessa forma o driver funciona corretamente sem ele.

Essa parte aqui eu não entendi. Você instalou um kernel de terceiros ou o kernel “novo” que vem no próprio Ubuntu é que está sendo problemático?

Sugiro, usar as dicas do post abaixo para coletar e compartilhar informações mais detalhadas sobre o seu hardware. Dessa forma, a comunidade pode ser mais objetiva em indicar testes e possíveis soluções.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Saída do comando

lspci -v

2 curtidas

esse comando me ajudou muito s2

Eu consegui solucionar o problema, verifiquei o kernel _comando: (uname -r), depois limpei as configurações corrompidas _comando: (sudo rm -rf /lib/firmware/iwlwifi-* )(sudo apt purge iwlwifi), depois fiz uma reinstalação controlada dos pacotes comando:(sudo apt update && sudo apt --reinstall install linux-firmware iwlwifi) fiz reconstrução do ambiente gráfico (caso necessário, nuca se sabe :sweat_smile:) comando: (sudo apt reinstall ubuntu-desktop) ultilizei autoinstall.yaml para reinstalação automatizada _comando:(sudo ubuntu-autoinstall --config autoinstall.yaml) e por fim_comando:( sudo reboot). Em outras palavras, praticamente eu reinstalei todo o ubuntu. :upside_down_face: Quando postei fazia 24hrs que não dormia, devido ao hiperfoco, já estava toda bugada. Desculpa! ^-^

mas antes disso passei muito perrengue :rofl:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.