Alguem pode me dizer se consigo rodar o ubuntu num Positivo Motion Plus Q464B?

Comprei um notebook desses simplesmente para executar alguns comandos no terminal e utilizar chrome, mas já estou muito acostumado com o ubuntu para aceitar o win10 que vem nele… será que vou ter algum tipo de problema?

PS: Aceito recomendações de outras distribuições que possam ser melhores nesta máquina.

Vai de Mint com Xfce

Eu vi em outros lugares que versões anteriores dessa máquina tiveram problemas com distribuições, você acha que o mint vai rodar bem?

Mas talvez seja necessário usar o 18.3

Teve um tópico aqui no fórum com a mesma duvida e se não me falhe a memoria, conseguiram instalar distros q usam o Kernel 5.0 pra cima. Então nesse caso recomendaria o Zorin OS LITE 15.3, q é leve e bonita.

Então troquei as bolas na hora que olhei o modelo, pensando ser um mais antigo.

Vou testar e volto aqui, recebi a máquina hoje

Cara, alguma não rodou?
pq eu tenho um aqui que parece pior mas roda KDE Neon e Pop_os

O windows está rodando liso nele, creio que vai conseguir rodar qualquer dist, meu medo é mais com drivers… ainda não tive tempo de testar nenhuma.

1 curtida

Quando recebi o notebook tentei instalar o ubuntu nele mas deu alguns erros de disco talvez por ser eMMC. Acabei instalando o ubuntu pela loja do windows e funcionou tudo muito bem, muito mais do que eu imaginava, claro tive que parar todos os recursos de segurança da maquina, pois consomem MUITA memória, sim arriscado, mas deu para usar por esses meses… Mas agora está meio complicado gerenciar o espaço disponível do disco pois a instalação do windows consome muito, vou tentar instalar o manjaro hoje para ver pois vi em outro post que uma versão anterior (Q232a) está tudo OK

Só por curiosidade: Qual a configuração do notebook?

Notebook Positivo Motion Plus Q464B

Processador:

• Intel Atom Quad-Core

Sistema Operacional:

• Windows 10 Home

Memória:

• RAM 4 GB (onboard)
  • Armazenamento 64 GB, Flash (eMMC - onboard)

Tela:

• LCD 14’
  • Widescreen
  • Resolução 1366 x 768 de Alta Definição (HD)
  • Tecnologia LED

Vídeo:

• Processamento de vídeo integrado Intel HD Graphics
  • Aceleração gráfica integrada de vídeos em alta definição (HD)
  • Suporte Microsoft DirectX e OpenGL
1 curtida

Instalei o Manjaro e funcionou tudo redondinho, wi-fi, bluetooth, teclado, touch. Tive um pouco de dificuldade com a parte das partições, discos eMMC vem protegido, para remover essa proteção:

Entre na BIOS > Chipset > South Bridge > LPSS & SCC Configuration

Desabilite a opção eMMC write protect

Hoje a noite irei instalar o Ubuntu por causa do trabalho, se não rodar 100% aviso.

1 curtida

Instalei o Ubuntu e rodou tudo liso, inclusive estou sentindo uma melhora significativa no desempenho da bateria.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.