Alguém já teve experiência de instalar FreeNAS em hardware modesto?

Estou pensando em criar um material sobre o freeNAS, mas percebi que ele tem uma recomendação bem explícita para 8GB de RAM, alguém já testou com menos que isso?

3 curtidas

Bom dia @Dio, a uns 5 anos fiz a implementação do freeNAS em um desktop com processador celeron e 4 GB DDR2. funcionava tranquilo não tive muitos problemas com o uso.
Instalei o FreeNAS em um pendrive de 8GB e deixei 2 HDs de 500GB em raid via software.

2 curtidas

Valeu! O computador que eu tenho tem 4GB de RAM também, e um HD de 1TB pra armazenamento, fora a unidade do sistema, vou fazer um teste. :slight_smile:

Muito obrigado! :slight_smile:

1 curtida

Disponha, depois avisa o resultado.

1 curtida

estava disposto a Usar o FreeNAS com o Nextcloud para um “dropbox” Interno para a familia
mas estou mais acostumado com o Ubuntu então usei o “Ubuntu Server 18.04 Lts”
em um celeron 847 1.1ghz dual core,8GB ddr3 e um HD de 1.5 Terabyte

não parece ter alguma perda de desempenho,e o FreeNAS me deixou curioso ainda,mas a paciencia e tempo para refazer as alterações me fez perder a vontade :sweat_smile:

FreeNAS é bem bacana, mas também tem fama de ser um pouquinho pesado, ainda não instalei para comprovar a tese, mas provavelmente vai ter vídeo no canal. :slight_smile:

Bom dia @Hiro150 o FreeNAS é uma solução voltada para storage de produção, porem por ser bem leve ele é capaz de rodar em computador caseiro. Más se você quiser utilizar ele para baixar torrent por ele ou instalar o plex, ele não da conta.
Eu também to fazendo uma implementação do nexcloud para uso em produção no local em que trabalho, tô testando ele no Debian.

Eu ano passado usei o FreeNAS para armazenar imagens do circuito de câmeras da empresa que trabalho, o HARDWARE em questão era um Pentium E 2,8ghz 4gb ddr2 e 4 hds cada um com 1 TB.

usava compartilhamento NFS, no meu caso serviu tranquilo o sistema não ficou pesado, mas talvez seja porque eu não sabia oque fazer com ele, consegui fazer o nfs com muitas dificuldades e pesquisa.

Mas eles realmente pedem 8GB de ram, parei de usar o FREENAS porque depois descobrir que o Ubuntu server era mais fácil.

Aproveitando esse tópico.
No FreeNAS, é possível configurar um backup automático para meus celulares quando estiver na mesma rede? Gostaria que todas as fotos do meu celular fossem backupeadas para o servidor sempre que eu chegar em casa, por exemplo…

Valeu!!!

Oi Pessoal,

Estou testando o Freenas aqui, mais a parte de fazer vm.

Alguém já viu esse erro

FreeNAS não funciona em VM.

Desculpa, acho que formulei mal a pergunta.

O Freenas está instalado em uma máquina física, essa mensagem de erro aparece quando tento criar um VM no recurso que ele tem

Tem RAM o suficiente? Pode ser este um dos problemas.

Sim, está com 32GB

Estou montando uma segunda ws com hardware diferente pra ver se é alguma incompatibilidade com hardware

Consegui,

Há opção de virtualização estava desabilitada na BIOS

Obrigado

Fazendo milagre com meu servidor doméstico :joy:, um processador AMD Phenom II X6 1055T e 8GB de RAM DDR3.

Está rodando o Proxmox com pfSense, TrueNAS (nova versão do FreeNAS), e Ubuntu Server virtualizados, tudo no limite com Passthrough de 2 Discos de 1TB e 2 Placas de Rede Dual Gigabit.

O TrueNAS ficou excelente com o passthroungh de Disco com RAID Mirror, e está rodando com 3GB, ainda não tive problemas.

Meu link de internet é de 360Mbps e mesmo com o pfSense virtualizado num servidor muito modesto, deu conta do recado. :grin:

2 curtidas

Você e o @Dio foram os principais incentivadores (mesmo vocês não sabendo) para eu me aventurar no mundo do homelab.
Também tenho meu truenas com 3GB e roda perfeitamente bem. Tenho memória sobrando, mas estou tentando economizar o máximo para poder colocar outros serviços em meu homelab.

2 curtidas