Ubuntu 20.04
Intel Core i5 8th generation 3.4Ghz
8GB RAM DDR4
SSD 240GB SanDisk
Intel Graphics UHD 630
Deyversantos, estou utilizando o Ubuntu 20.04 e rodando liso e rápido. Estou surpreso com a fluidez do Gnome 3.36.1 em Wayland. Estou com um problema que pode ser um “Bug”, sendo o seguinte: Mesmo usando o layout de teclado correto, todos os símbolos e letras estão ok, exceto o “C com cedilha” que a cedilha fica em cima da letra “c” (Ć, ć). kkkk
OBS.: Lenovo S340, 15 Pol, 8 GB de RUN, CPU I3 e GPU Intel Graphics UHD 620, SSD de 128 GB.
Eu testei e encontrei problemas na loja, a busca não encontrava nada. Não consegui instalar o Gdebi e outros problemas.
Voltei usar a versão 19.10 e estou aguardando a versão estável que tudo indica vai estar bem otimizado e fluído.
Só acho que o Ubuntu já poderia vir com um menu do tipo ARC (com opção de desabilitar pra quem não gosta) e facilitar criar atalho na área de trabalho.
Entrar na pasta user/share/applications pra copiar o ícone é bem chato…
Pode usar o Alt Gr + , (vírgula) e depois a tecla C que vai fazer o cedilha, ou então colocar no /etc/environment
GTK_IM_MODULE=cedilla
QT_IM_MODULE=cedilla
e reiniciar o PC para ficar do jeito tradicional.
Bug que encontrei até agora foi no compartilhamento de rede, tem que colocar uma configuração no Samba para o Ubuntu 20.04 ficar acessível para outros sistemas na rede.
Já reportaram? isso seria um bug, faz muito tempo que o GNOME não precisa desse workaround, se eu me lembro só usei isto em teclado padrão us lá no lançamento do GNOME2.
Selecionou o mapa de teclas corretamente? tem o próprio Lenovo/IBM no instalador e na central de controle.
Pior que tive que fazer no Ubuntu 19.10 também, nas últimas atualizações percebi isso.
Acho que tenho uma imagem salva aqui, vou verificar se estão fazendo isso mas o GNOME/KDE utilizam ibus como método de entrada.
Aqui minha configuração no Fedora, vou verificar via live no Ubuntu, mas eu não tive problemas com acentuação, tanto no live como instalado no HD utilizando o mapa de teclas Lenovo/IBM…
Pois é, estranhei mesmo. Nos últimos tempos nunca tive este problema com teclado US (Internacional), em nenhuma Distro que testei e, foram muitas !
Em relação à loja de aplicativos não tenho do que discorrer, pois não utilizo a mesma. Prefiro a instalação de software via terminal.
Desculpe a demora estava prestando suporte para minha filha kkkk, mas está aí, rodando via live só alterei o layout de teclado.
Xterminator,
Configurei com mesmo Layout de Teclado que você e não faz o C com cedilha. A diferenća que estou notando é que estou usando a linguagem Português Brasil e, pelo que pude ver, você testou em Live com a Linguagem em Inglês, não foi ?
Indiferente mesmo em Português aqui funciona de boas, daí para reportar um bug teria que passar as especificações de hardware corretas, servidor gráfico “tecnicamente” se você está utilizando o Wayland tem que especificar isto pois o padrão do Ubuntu é Xorg, no live não mudei o servidor gráfico, mas instalado no HD com essa mesma imagem utilizei a sessão Wayland e funcionou sem problemas tanto no Pop!_OS quanto no Ubuntu 20.04.
Eu estou usando diariamente para trabalhar nesses dias, instalado diretamente no HW, usando o Xorg. Usei uma partição pequena que tava sobrando no HD.
Está funcionando perfeitamente bem, para a minha surpresa. Eu mudei para o Mint quando o Ubuntu mudou para o Gnome, e desde então nenhum lançamento me fez mudar de ideia. Este está me deixando com bastante dúvida.
Eu habilitei as atualizações dos repositórios “proposed” para receber as atualizações propostas pelos desenvolvedores, e elas tem corrigido alguns pequenos bugs constantemente. Não tive nenhum bug grave até então.
Único bug q notei é q as vezes o apt retorna uns erros estranhos, um tal de weak sei lá o que, basta esperar uns minutos e tudo volta ao normal.
Eu até mesclei uns repos antigos com o atual 20.04 (não recomendo, há n ser o que vc sabe q está fazendo), e está tudo normal até agora, to usando desde o lançamento do beta.
Tava com problema para reconhecer dois monitores no Linux Mint, mas esta versão do Ubuntu reconheceu na hora depois q instalei.
meu trabalho e só instalar tudo manualmente mais de resto ta lisinho!!
Isso é normal, principalmente se você estiver usando um repo aqui do Brasil. Como está tendo muitas atualizações diariamente, a chance de pegar os servidores no meio da sincronização é grande, e ai acontece esse erro. Não é bug, é o esperado. Acontece também com qualquer outra distro/versão, mas é mais raro pela menor frequência de atualizações.
É eu tava pensando nisso ^^
Meu notebook Asus Z550 S funciona quase tudo inclusive teclado mas a placa de rede Gigabit não foi detectada. A instalação do Google Chrome não chamava o gdebi e sim o extrator de arquivos . Foi necessário ir na pasta e selecionar abrir com instalador de arquivos. A Snap Store não está funcionando . Impressora Hp Ink tank 116 detectada automaticamente. Libre Office 6.4 .É uma versão beta . A final deverá ser ótima. Simple Scanner não funciona mesmo instalando libsane 1 e reinstalado pelo synaptic. Depois de instalado o sane e desconectada e reconectado a impressora multifuncional Hp 2136 funcionou. Esta passou a imprimir e escanear. Tem algumas coisa a serem reparados nesta versão. Mas a impressora HP ink tank que funcionava mal com driver generico no ubuntu 18.04 foi detectada corretamente no 20.04 beta.Outra coisa , depois de reiniciar o ambiente gráfico a multifuncional parou de ser reconhecida, acho que é um problemas mais sério no reconhecimento usb. Não recomendo a versão BETA neste momento.