Alguem conseguiu jogar o Grand Chase no Linux?

Boa tarde, alguem está conseguindo jogar o Grand chase que lançou as meia noite no Linux? Estou usando o Fedora 34, mas eu aperto em “Jogar” e não acontece nada, o jogo não abre.
OBS: Já testei diferentes versões do Proton, e acontece a mesma coisa.

3 curtidas

O @raulcraveiro fez uma live ontem jogando GC no Fedora 34, você está conseguindo jogar outros títulos normalmente? Sugiro conferir no ProtonDB, porque vi algumas pessoas relatando que precisaram fazer ajustes para conseguir rodar o jogo.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Testou a versão costumizada do Proton, vulgo ProtonGE?

1 curtida

Show!!! Obrigado pela resposta. Então, no minuto 36 ele mostra que fez algumas modificações pra rodar o GC, como o uso do ProtonTricks. Mas eu não consigo dar esse comando no meu Fedora… você sabe como instalar o ProtonTricks no Fedora?

Opa,obrigado pela resposta. Tentei sim! O 6.12GE, e nada aconteceu.

Saiu a versão 6.13 a dois dias antrás. Dá uma testada :smiley:

1 curtida

image

Source: How to use Protontricks

1 curtida

Consegui galera!! Obrigado pela resposta de todos. Pra quem quiser jogar o Grand Chase no Linux também, basta executar os comandos que o @raulcraveiro mostrou nos minutos 36 da live.

2 curtidas

Instalando o Protontricks pela versão do repositório eu recebia alguns erros na hora de instalar os pacotes necessários, mas instalando conforme o @JG22 mostrou ali em cima, deu certinho…

Pra funcionar é só abrir o jogo uma vez pra Steam criar as pastas certinhas, e depois que o jogo fechar, abrir o terminal (depois de Winetricks e Protontricks instalados) e digitar o comando:

protontricks 985810 mfc42 mfc140 vcrun6 dotnet40

Feito isso, é pra funcionar normalmente :wink:

Uma diquinha: sempre deem uma olhada no ProtonDB, ele já resolveu meus problemas várias vezes (inclusive pra rodar o Grand Chase).

3 curtidas

Jogo abrindo normalmente aqui também :smiley:

Único problema que to tendo é quando rodo o game e abro o activities do gnome. Assim que faço isso parece que o gnome crasha, ou algo do tipo. não consigo abrir o activities e nem ver nenhuma outra janela que estava aberta, em ambos monitores. Alguém teve esse problema tbm?

1 curtida

@raulcraveiro eu fiz as mesmas coisas que voce no meu pc, mas o meu jogo nao esta abrindo, aparece isso quando coloco para ele abrir:
image

Eu vi um post no reddit falando para colocar esses comandos(PROTON_DUMP_DEBUG_COMMANDS=1 PROTON_DEBUG_DIR=$HOME %command%) no iniciador do jogo. O resultado foi esse:

sync: up and running.wine: RLIMIT_NICE is <= 20, unable to use setpriority safelySetting breakpad minidump AppID = 985810Steam_SetMinidumpSteamID: Caching Steam ID: 76561198069662901 [API loaded no]Setting breakpad minidump AppID = 985810SteamInternal_SetMinidumpSteamID: Caching Steam ID: 76561198069662901 [APIloaded no]info: Game: GrandChase.exeinfo: DXVK: v1.9info: Built-in extension providers:info: Win32 WSIinfo: OpenVRinfo: OpenXRinfo: Enabled instance extensions:info: VK_KHR_get_surface_capabilities2info: VK_KHR_surfaceinfo: VK_KHR_win32_surfacewarn: Skipping Vulkan 1.0 adapter: llvmpipe (LLVM 12.0.0, 256 bits)warn: DXVK: No adapters found. Please check your device filter settings an.info: Process set as DPI aware"

OBS:
Sistema: Kubuntu 21.04
Kernel: 5.11.0-25 generic
Versao do Proton: 6.3-5
PC: Macbook Pro Late 2011

Se conseguir me ajudar serei muito grato.

Ja consegui resolver, tive que instalar o driver Kisak Mesa e usar o comando PROTON_USE_WINED3D=1 pelo meu pc usar grafico integrado e nao ter suporte ao vulkan.

2 curtidas

Você consegue minimizar o jogo? Quando eu minimizo ele crasha e zoa todo meu desktop, preciso deslogar pra corrigir

O meu tem dado um erro no wine “You are using a 64-bit WINEPREFIX. Note that many verbs only install 32-bit versions of packages. If you encounter problems, please retest in a clean 32-bit WINEPREFIX before reporting a bug.” instaldo o winetricks e o protontricks normalmente, quando vou dar o comando no protontricks aparece isso.

1 curtida

Se alguém conseguir te ajudar aqui, vai ser incrível, pois também estou tendo o mesmo problema.

Mesmo problema aqui :frowning:

Pessoal, tudo bem?
Estou tentando instalar o Grand Chase, mas está dando problema na hora de instalar o pacote mfc140, pelo o que vi na live do @raulcraveiro e no protonDB são 4 pacotes necessários para que o jogo funcione, consegui instalar apenas 3. Quando abro o jogo pisca na tela uma ilustração de inicialização e nada acontece. Sabem como eu poderia instalar esse pacote ou outra forma de fazer o game funcionar? Obrigado!

1 curtida

Consegui instalar os pacotes mas agora estou com outro problema kkkkk clico em play , aparece “lauching…” e aí o botão fica verde como “play” novamente . Resumo, a steam n inicia o jogo :confused:

Você sabe exatamente qual é o erro que tá sendo acusado? Talvez com isso a gente consiga descobrir o que tá acontecendo :thinking:

Pra quem tá com o problema de instalar os pacotes, tentem atualizar o winetricks.

sudo winetricks --self-update