Alguém conhece um leitor de pdf em voz alta que não soe como um robô?

:melting_face: Qualquer similaridade com o Mito de Sísifo é coincidência.

No celular (Android) eu uso o Librera. Não precisei configurar nada, só abrir e rodar. A voz é excelente, humana e natural, mesmo acelerada, mas só numa versão específica do aplicativo, rodando numa versão específica do Android. Tenho um celular só para isso.

No Android mais atual, a voz já me deixa com pressão alta e taquicardia.

Tentei usar um emualador de android no Windows para rodar o app. Parecia a solução. Tudo funcionou, exceto pela leitura em voz alta, que sequer iniciou (provavelmente seria fácil de resolver, mas sou um homo habilis. Se alguém souber como, eu agradeço. Talvez não instalei o TTS?).

Também testei com aquele troço de WSA (Windows subsystem for Android), que eu descobri literalmente hoje que existe. Mas, ao abrir o arquivo pdf no Librera, o app fechava automaticamente.

Vamos para o Windows.

No Windows, testei o Adobe Reader — que eu detesto, só uso para visualizar miniaturas de PDF no gerenciador de arquivos (tem como fazer isso sem ele? No linux basta um plugin, meu Deus!); para ler mesmo, uso o Okular, que é o deus dos leitores. Também testei o Foxit. Ambos usam aquela voz “Maria” do Windows — voz de robô de 1998, muito feia. Se acelerar, até melhora, mas lixo reciclado ainda é lixo.

O Okular também usa a voz Maria — óbvio, todos estão buscando a voz padrão do Windows.

Já a voz do leitor de PDF do Edge, que é aquela “Francisca”, é ótima, bastante natural. Mas não consigo fazer ela rodar no Adobe, Foxit ou Okular.

Então, por que não usar o Edge? Parece uma solução, mas o problema é que o Edge não deixa você escolher a página onde quer começar a leitura — ele volta sempre para o início (ou eu não sei fazer isso, repito: homo habilis). E se clicar para pular, ele avança só palavra por palavra. Meu PDF tem mais de 700 páginas, não dá para ficar avançando assim.

Indo em Configurações/Hora e Idioma/Fala > só tem a voz Maria e Daniel (odeio todas).
Esse, eu creio, seria o caminho para alterar, tem a opção de instalar outras vozes, mas nenhuma é brasileira, e nenhuma é a Francisca.

Indo em Configurações/Acessibilidade/Narrador > tem a voz Francisca, instalável (opção: Adicionar Vozes Naturais). Eu instalei. Mas isso não a fez aparecer nos programas.

Alguém tem uma solução? Um programa bom? Alguma forma de colocar a voz “Francisca” (ou outra boa) no Adobe, Foxit, Okular ou outro programa? Uma solução na alternativa Emulador de Android? A vida é só sofrimento e um dia pior que o outro?

Atualização. Achei um emulador que funcionou com o Librera e a voz. Não conhecia, foi o meu “vou testar antes de dormir”. Não configurei nada, não fiz nada. Só instalei e sucesso. Foi o Memu (sim, todo mundo conhece, tem aula sobre no ensino fundamental, mas eu não conhecia).

Sou feliz de novo, meu psiquiatra vai perder a mensalidade. Adeus tarja preta.
A vida é uma maravilha.

1 curtida

Tenta o navegador do Edge!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.