Alguém conhece um bom software open source para organizar notas?

Boa tarde,

Em tempos utilizei o NixNote2 quando utilizava o Evernote que era excelente, entretanto eles limitaram o n-º de dispositivos conectados, e abandonei-o

Na altura fiz uma pesquisa, e estou usando até ver o Google Keep

Não é tão bom como o evernote, mas permite ter as minhas notas sincrozadas pelos diversos dispositivos (PC Linux, Portátil de trabalho com Windows, Smartphone e tablet Android)

Uma nova colega de trabalho, que estagiou o ano passado estava a usar o Notion, e wow é muito bom para organizar notas, todos … !

Já vi algures que o @Diolinux utiliza o Obsidion

Dito isto, alguém conhece bom software open source para organizar notas (tipo Notion que é proprietário), e que seja multi plataforma e sem limites do n.º dispositivos conectados ?

Obrigado.

Sei que não é exatamente o que vc procura, mas se for para Android, tem um app de código livre maravilhosamente leve que se chama notally. Ele consegue gerenciar tanto notas normais quanto listas a fazer com sistemas de ticks em cada tarefa realizada. Uso desde a primeira versão. Excepcional!

Eu uso o Joplin já há um bom tempo e ele me atende muito bem. Não preciso de nada muito sofisticado. Mantenho todos os meus dispositivos sincronizados.

No flathub tem algumas opcoes legais, como iotas, marknote, joplin e trillium.

Eu estou de olho no helix notes, mas hoje uso o obsidian mesmo.

Apesar de o obsidian não ser open source, ele deixa as minhas notas em arquivos simples locais que me permite abrir em qualquer bloco de notas, e essa é a feature que eu não consigo abrir mão.

Se quiser algo tipo o Notion, tem o anytype acho

Eu gosto do Joplin. Há algumas semanas, navegando pelo YouTube, encontrei um tutorial de Anytype. Talvez um deles te atenda.

Joplin parece combinar com você.

Pessoalmente, embora não seja open-source, acho que o Obsidian tá no caminho certo.

Boa tarde @liviaaa ,

Mas se usar Obsidian, para sincronizar com os vários dispositivos é necessário pagar ?

Muito obrigado a todos pelas sugestões.

Vou analisar as que melhor se adequam às minhas necessidades, desde que seja open source / gratuito, possa sincronizar com todos os dispositivos sem pagar por isso, e sem limite de n.º de dispositivos, ah claro que deia suporte para Linux, Windows, Android … !

Eu tenho usado o Obsidian também. Mas o pessoal deu boas sugestões.

Vale observar que o Obsidian em si não é open source, ainda que vários plugins de comunidade dele sejam.

Além de simples e versátil, o Obsidian usa simples arquivos Markdown, que podem ser abertos em qualquer software praticamente, então, suas anotações nunca vão ficar presas nele.

O backup é que pode ser “trabalhoso”. O Obsidian tem uma assinatura onde oferece um sistema de sincronia em nuvem para quem quer usar, mas não é a única forma de lidar com isso.

Você pode simplesmente colocar a sua pasta do obsidian para sincronizar em algum serviço de cloud que você queira (atenção, que não fica criptografado) ou usar algum plugin de comunidade (como o air sync pra sincronizar direto usando a API do Google ou até usando o Git).

Você também pode hospedar o obsidian num servidor local e acessar ele via rede, tem alguns containers prontos para isso.

Se a parte de criptografia for importante, você pode colocar o vault dele dentro de um VeraCrypt da vida e sincronizar esse vault encryptado com serviços em nuvem. Dá mais trabalho, mas é plausível.

Ou.. você pode usar alguma dessas outras soluções open source e self-hosted que a galera falou. :smiley:

Minha forma de usar o Obsidian é sincronizar as notas com o Google Drive e sincronizar o Google Drive com o meu NAS depois, assim eu tenho um backup local se eu precisar. Particularmente, tenho o cuidado de não colocar nenhuma informação sigilosa nessa tipo de anotação.

Coisas digitais que precisam de segurança ficam ou no meu NAS, criptografadas, ou no meu vault do Bitwarden, se eu preciso fora de casa, e coisas que realmente não podem ser “hackeadas” no sentido mais comum da expressão, estão num caderninho por aí. :laughing:

Boa tarde @Dio ,

É uma boa ideia, utilizar o Obsidian e colocar a sua pasta num serviço de cloud, podendo a qualquer momento criar uma cópia / backup local

E para notas mais confidenciais, usar o Bitwarden que já uso há tempos !

Mas para usares o Joplin, e manteres as tuas notas sincronizadas tens que pagar por for, ou tal como o Obsidian podes colocar numa pasta de um serviço de cloud que uses ?

No meu caso eu uso uma conta do Dropbox que eu tenho, mas ele aceita outras formas também. É só verificar na documentação. E o melhor, sem precisar pagar nada.

Como o Dio explicou, se você quiser usar o Obsidian sync, o serviço é pago.

Mas se quiser fazer o backup em qualquer outro serviço, pode ser gratuito.

Eu uso de uma forma diferente do Dio.

Criei repositório no github e uso o git desktop para mandar tudo para la. Quando estou fora do meu computador (celular, tablet, notebook da empresa) eu abro as minhas notas direto no github e edito, depois dou fetch para meu repositorio local. Achei o jeito mais fácil e prático de usar, mas existem várias alternativas.

Se quiser usar o github, tem tutoriais de internet ensinando a criar o repositorio privado, sincronizar e etc. Eu usei algum tutorial para criar o meu e, embora pareça complicado no começo, depois fica super automático.