Alguem conhece o ReFS?

Apesar de não usar Windows, gosto de File Systems e recentemente conheci o ReFS (Sistema de Arquivos Resiliente), um sistema de arquivos da Microsoft. Achei interessante, um sistema mais robusto que o NTFS já estava na hora! O que você acha?

Documentação oficial:

2 curtidas

um sistema mais robusto que o NTFS já estava na hora!

Quando lançou o NTFS, já existiam filesystems mais robustos do que o NTFS.
No mais, existem sistemas de arquivos hoje em dia muito melhores do que ReFS - De novo, lançaram um fs obsoleto.

1 curtida

Eu me refiro a um sistema para o Windows

1- " O ReFS (Sistema de Arquivos Resiliente) é o sistema de arquivos mais recente da Microsoft, projetado para maximizar a disponibilidade de dados, dimensionar com eficiência para grandes conjuntos de dados em diferentes cargas de trabalho e fornecer integridade de dados com resiliência a corrupção,"
2-“Resilient File System, codinomeado “Protogon”, é um sistema de arquivos proprietário da Microsoft introduzido com o Windows Server 2012 com a intenção de se tornar o sistema de arquivos de “próxima geração” após o NTFS.”
Ele parece ja ser algo antigo( em questão ao projeto ), so que só está começando a ser falado agora. Dos dois trechos que eu marquei aqui, um é da micro$oft e outro da wikipedia.
Mais agora minha opinião: Eu particularmente acho legal ter uma “escolha” ( se realmente tiver, estamos falando da microsoft ) a mais para mais sistemas de arquivos. Se realmente esse for melhor, ponto positivo!

Chegaram a comentar sobre ele lá na época que surgiu uma discussão sobre um sistema restaurável e atômico mais sólido no Windows, eu já sabia dele desde a alguns anos através de um artigos no Phoronix que surgiu em minhas pesquisas pelo BTRFS quando comecei a usar.

Não sei se algum dia vai deixar de se limitar as versões server, se não me engano ele é um pouco mais modesto que o BTRFS, não tendo snapshots CoW.

1 curtida

Seria bom se não ficasse só na versão server, atualmente a única opção para Windows padrão é o NTFS, se puder ter algo um pouco melhor já seria otimo

Chegou a ser uma coisa fora dos servidores, mas parece que foi removido:

Esses FS não são exatamente a melhor coisa para colocar na mão de um leigo e esquecer. Acho que não tem planos para isso, não tem suporte nem para paginação nem para boot.

achei interessante
mas eu queria que ms desse a louca e adotasse o btrfs.

2 curtidas