Alguém aqui do fórum já comprou um HDD ou SSD externo de origem chinesa? Recomendam alguma marca chinesa?

Tenho alguns HDs externos de marcas de referência, mas, a grana anda curta e preciso de mais espaço para backup local, então, estava pensando em dispositivos de armazenamentos de marcas alternativas, alguém conhece alguma marca chinesa confiável, com capacidade real, mesmo que com uma velocidade inferior ao habitual das grandes marcas com as quais estamos acostumados?

1 curtida

Olá!

Sim, já comprei um bocado e ainda os utilizo.
Importante entender as diferenças e tecnologias em cada tipo.
E o mais importante é saber que por serem com preço mais em conta não possuem quantidade de memória para buffer em sustentar cópias “longas” mantendo a velocidade total nominal podendo cair bem.
Em cópias curtas, uns 200MB, de pequenos arquivos a velocidade quase não difere de marcas tradicionais.
Quanto a durabilidade, tenho aqui SSD e mSata que comprei em 2019 e ainda rodam de boas. Uso normal, sem grandes movimentações diárias de arquivos.
Enfim, segue algumas marcas que particularmente deram bem certo aqui comigo e não perdi nem arquivo algum nesse meio tempo. Utilizo todos com sistema de arquivo BtrFS.

2 curtidas

Aqui tenho um da samsung

Acho que a Samsung é da Coréia do Sul, não é?

Isso.

É da Coreia do Sul

Obrigado, então, essas marcas têm opções de drivers de armazenamento externos/portáteis?

1 curtida

Sim, dentre elas tem umas opções. Tem que entrar no store e verificar atualmente como estão.

1 curtida

Recomendo KingDian e Netac, tenho um SSD SATA KingDian de 1TB a mais de 10 anos e ainda funciona tranquilo, tenho um m2 sata antigo de 120gb também deles e tá perfeito. Da Netac eu tenho cartões de memória microSD a muitos anos e até hoje tão 100%, já formatei diversas vezes, uso um em camera de segurança e outro naqueles retroconsoles chineses.

Fora das chinesas sempre uso kingston e sandisk e nunca tive maiores problemas. Tenho dois nvme da kingston nas minhas máquinas e estão tranquilos, sandisk tenho um SSD SATA de 500GB das antigas que comprei muitos anos atrás usado e ainda funciona perfeitamente também.

O que bateu record pra mim foi um SSD de 60GB da Corsair, que comprei em 2009 (eu acho que foi 2009, talvez um pouco depois disso hehe) e funciona até hoje! Tá em um notebook do meu sogro lá em algum lugar dando boot num linux véio kkkkkkk

Agora, dos que tive experiência e não recomendo é da marca RAMSTA, esse deu pau com alguns anos de uso a performance sempre foi meia boca, SSD de baixa qualidade.

4 curtidas

Com esse cabo qualquer SSD interno funciona externo

Só precisa ter certeza que a conexão USB é 3.0 para aproveitar ao maximo a velocidade, os chinglin muito barato vem com USB 2.0.
Lembrando que esse cabo não funciona para HD mecânico grandes somente SSD e HD mecânico 2.5 os HDs mecânicos grandes precisam de fonte externa de energia.

1 curtida

Sim, sim, é que queria ter que evitar de ter que comprar uma case + cabo (porque só o cabo deixa o HD muito exposto, na minha opinião).