Olá cidadão @rodrigob0k2, bom dia.
Como está na sua especificação do software abaixo,eu analisei a estrutura do pedido,a arquitetura,e notei conflitos, testei tanto a sua versão de código em portugol, quanto a versão Javascript,mas tem problema de identação.
Então corrigi as duas versões:
No JavaScript:
function main() {
const prompt = require('prompt-sync')();
// Solicitar um número N do usuário
let N;
do {
N = parseInt(prompt("Digite um número N (1 < N < 1000): "), 10);
} while (isNaN(N) || N <= 1 || N >= 1000);
// Inicializar arrays para números
const numbers = [];
let sum = 0;
let evenSum = 0;
let oddSum = 0;
// Ler N números inteiros do usuário
for (let i = 0; i < N; i++) {
const num = parseInt(prompt(`Digite o número ${i + 1}: `), 10);
numbers.push(num);
sum += num;
if (num % 2 === 0) {
evenSum += num;
} else {
oddSum += num;
}
}
// Exibir resultados
console.log(`Soma decimal dos N números: ${sum}`);
console.log(`Soma hexadecimal dos números pares: ${evenSum.toString(16).toUpperCase()}`);
console.log(`Soma octal dos números ímpares: ${oddSum.toString(8)}`);
}
// Chamar a função principal
main();
No caso a correção no código utiliza a biblioteca prompt-sync
para obter a entrada do usuário. Para executar esse código, precisei precisa instalar a biblioteca prompt-sync
. Instalei usando o comando:
npm install prompt-sync
No Portugol:
algoritmo "SomaHexOct"
var
N, i, numero: inteiro
somaDecimal, somaHexPares, somaOctImpares: inteiro
inicio
// Solicitar o número N do usuário
escreva("Digite um número N (1 < N < 1000): ")
leia(N)
// Inicializar as somas
somaDecimal <- 0
somaHexPares <- 0
somaOctImpares <- 0
// Ler N números inteiros
para i de 1 ate N faca
escreva("Digite o número ", i, ": ")
leia(numero)
// Somar ao total
somaDecimal <- somaDecimal + numero
// Verificar se é par (hexadecimal)
se numero % 2 = 0 entao
somaHexPares <- somaHexPares + numero
// Verificar se é ímpar (octal)
senao
somaOctImpares <- somaOctImpares + numero
fimse
fimpara
// Exibir resultados
escreva("Soma dos N números em decimal: ", somaDecimal, "\n")
escreva("Soma em hexadecimal dos números pares: ", dec2hex(somaHexPares), "\n")
escreva("Soma em octal dos números ímpares: ", dec2oct(somaOctImpares), "\n")
fimalgoritmo
Então as correções feitas,na indentação eu ajustei a indentação para melhor legibilidade e nas funções de conversão alterei hexadecimal para dec2hex
e octal para dec2oct
, que são as funções padrão em Portugol para conversão de decimal para hexadecimal e octal, respectivamente. Na quebra de linha adicionei \n
nas mensagens de saída para garantir que cada resultado apareça em uma nova linha.
Mas note bem o Sr. que mediante a sua estrutura do seu prompt/arquitetura, tanto no Portugol quanto no Javascript,fiz testes no input de usuário como você mencionou, e ocorre do como você descreve,mas fazendo combinações diferentes como: 3,4,8 por exemplo,ou outras,o resultado pós duas sequências de (ENTERs),foi que o loop infinito é ativado,ok Sr.?! Também testando: 23,35,45 a condição do loop segue retumbante, pirando geral a tropa. Um detalhe importante de seu prompt que notei foi:
Isso pode ter gerado o tal conflito,onde digitando: 3,4,8 ou outras combinações, que não: 2,3,4 o loop pirações clube,kk,segue firme, por conta da estrutura de código=saída gerada pelo prompt de input no chatGPT.
Então resolvi mudar o seu prompt:
Faça um programa capaz de solicitar números digitado pelos usuários entre um a mil e em que este leia estes
números inteiros e após a leitura do último número deve-se informar:
• Na primeira linha a soma dos números em decimal.
• Na segunda linha a soma em hexadecimal dos números pares informados.
• Na terceira linha a soma em octal dos números impares informados.
Assuma que todos os números fornecidos pelo usuário serão inteiros válidos e que as somas nunca serão superiores a mil.
Obs: o software mostra apenas os números do input do usuário, sejam eles 2,3,4 ou,23,35,45 ou 1000,2000,3000
Note bem que o chat construiu o software mediante a minha mudança feita no prompt,mas não usei detalhes técnicos da linguagem Javascript, no prompt, para ele gerar o código. Note bem que o chat só funciona bem e correto nessas condições de engenharia mediante o conhecimento do usuário,eu não sei o seu nível de consciência no Javascript, isso conta muito para resolução adequada no chatGPT em termos de códigos como sintaxe correta para se ter boas construções de código. No final de minha resposta, farei uns questionamentos ao Sr.
Aqui a versão que testei no ambiente Node.js fora do ambiente do browser:
function main() {
let numbers = [];
let input;
while (true) {
input = prompt("Enter an integer between 1 and 1000 (or type 'done' to finish):");
if (input.toLowerCase() === 'done') {
break;
}
let number = parseInt(input, 10);
if (!isNaN(number) && number >= 1 && number <= 1000) {
numbers.push(number);
} else {
alert("Invalid input. Please enter a valid integer between 1 and 1000.");
}
}
let decimalSum = numbers.reduce((acc, num) => acc + num, 0);
let evenSum = numbers.filter(num => num % 2 === 0).reduce((acc, num) => acc + num, 0);
let oddSum = numbers.filter(num => num % 2 !== 0).reduce((acc, num) => acc + num, 0);
console.log(decimalSum);
console.log(evenSum.toString(16).toUpperCase());
console.log(oddSum.toString(8));
}
main();
Mas não funciona, porque o erro mostrado no código, ocorre porque a função prompt
não está definida no ambiente Node.js. A função prompt
é uma função global disponível em navegadores web para receber entrada do usuário via uma janela de diálogo, mas não está disponível no ambiente de execução do Node.js.
Mas porque por que isso acontece? O porquê é que a ambiência no Node.js é um ambiente de execução JavaScript que roda fora do navegador, geralmente no servidor com uso de API,no meu caso tenho tudo configurado tanto no meu celular, desktop e notebook. Então funções como prompt
, alert
e confirm
, que são específicas para interações com o navegador, não estão disponíveis no Node.js. Então sugiro que você tenha o Node.js instalado na sua máquina, também o nodmon e a biblioteca `npm’. E como lhe disse,no celular quanto no meu desktop,e também no notebook, para desenvolvimento em Javascript,eu uso essa galerinha instalada.
Então para resolver e rodar código na ambiência Node.js fora do browser,e para receber entrada do usuário em um ambiente Node.js, você pode usar o módulo readline
para ler a entrada do terminal. Aqui está um exemplo de como modificar o código para usar readline
,a versão abaixo que funciona no ambiente Node.js:
const readline = require('readline');
const rl = readline.createInterface({
input: process.stdin,
output: process.stdout
});
rl.question("Enter an integer between 1 and 1000 (or type 'done' to finish): ", function(input) {
console.log(`You entered: ${input}`);
rl.close();
});
Neste exemplo acima @rodrigob0k2,rl.question
exibe a mensagem e espera a entrada do usuário no terminal, funcionando de forma semelhante ao prompt no navegador. Caso você não domine conhecimento em Node.js com API via uso de IDE, com arquivo index.js
salvo na mesma,você pode usar a plataforma Replit,ou o StackBlitz, pois assim você não precisa instalar nada, você apenas escolhe a tecnologia,no caso o Node.js Replit,o servidor já disponibilizo online. Não tenho como entrar nos detalhes aqui, não é o foco do seu tópico.
Então baseado no meu conhecimento técnico eu gerei uma versão de código em cima do seu modelo.
Minha versão do código em calculadora:
const prompt = require('prompt-sync')();
function main() {
// Solicitar dois números do usuário
const num1 = parseFloat(prompt("Digite o primeiro número: "));
const num2 = parseFloat(prompt("Digite o segundo número: "));
// Validar os números
if (isNaN(num1) || isNaN(num2)) {
console.log("Entrada inválida. Por favor, insira números válidos.");
return;
}
// Realizar as operações
const soma = num1 + num2;
const subtracao = num1 - num2;
const multiplicacao = num1 * num2;
const divisao = num2 !== 0 ? (num1 / num2) : "Divisão por zero não é permitida";
// Exibir resultados
console.log(`Soma: ${soma}`);
console.log(`Subtração: ${subtracao}`);
console.log(`Multiplicação: ${multiplicacao}`);
console.log(`Divisão: ${divisao}`);
}
// Chamar a função principal
main();
Note bem o Sr. que no código acima,modifiquei o seu prompt, escrevendo em inglês americano e com regras da gramática americana e não do Reino Unido, isso conta muito, pois o berço dessas tecnologia é no idioma inglês. Mas versão acima,fiz na versão português brasileiro para você entender, caso não domine bem o inglês. Então você digitando no input: 2000, dê ENTER, logo lhe é pedido que digite o segundo № 3000, pós ENTER, lhe será entregue as quatro opções de resultado em: adição, subtração, multiplicação e divisão. Também valida os números e v erifica se as entradas são números válidos. Se não forem, exibe uma mensagem de erro e encerra o programa.
Note bem o Sr. que a versão acima está programada para o ambiente Node.js, fique atento a isso antes de rodar o código,e antes disso,copie e cole os códigos em uma IDE para ativar a identação correta, para precaução de que algum espaçamento a mais,ou outro caracteres, tenha sido inserido enquanto eu editava essa resposta.
Então lhe faço alguns questionamentos: "de qual comunidade Javascript,ou curso, fórum,ou site na web,o Sr. Encontro esse prompt mencionado no seu tópico? Se não, foi o prompt de sua autoria? Se não,eu preciso saber a fonte como um possível link na web, sobre.
Os caracteres < & >
no Javascript, são utilitários como operadores,e o N
na matemática, é um fator de de operações, estes detalhes podem confundir o chatGPT,ou outras AIs,no referente a geração de código via tokens,no caso do GPT, mais lento, já no Groq, mais rápido, gerando 500 tokens por segundo.
Muito bom dia, always grateful, sucesso sempre ao Sr.