https://diolinux.com.br/tecnologia/alanpope-unsnap-abandonar-snaps.html
Alan Pope, que trabalhou diretamente na divulgação dos snaps, criou o Unsnap, um programa para você deixar de uma vez por todas estes pacotes para trás.
Ele deve se sentir feliz e libre agora que finalmente não trabalha mais na Canonical.
O Unsnap é um app criado pelo representante do Ubuntu, Alan Pope, que facilita a migração de snap para flatpak. Ainda é pré-alfa, então use-o por sua conta e risco.
O Usnap é um script que instala o flatpak, ativa o flathub e substitui os snaps pelo apps correspondentes, facilitando a vida do usuário.
FONTE: GitHub - popey/unsnap: Quickly migrate from using snap packages to flatpaks
Acho que o flatpak venceu a disputa no desktop, o flathub tem recebido cada vez mais aplicações, também impulsinado pelo Steam Deck. Mas os snaps ainda tem o seu lugar, me parecem ser bem eficientes quando se trata de ferramentas de desenvolvimento e backend de servidores, assim como para dispositivos de internet das coisas.
Alan Pope não é um advogado, por mais que a tradução induza a esse erro. O termo mais adequado seria “emissário” ou “defensor”. Ademais, eu só consigo rir ao ver um dos maiores nomes da história da comunidade Ubuntu e propulsor do formato Snap virando as costas para a Canonical.
Acho que a questão central não deveria ser substituir os Snaps, mas sim não negligenciar outros formatos. Por exemplo, há aplicativos lançados em Flatpak que não estão disponíveis em Snap. Ou vice-versa.
Hoje o Ubuntu entrega uma solução de loja de aplicativos (Snap Store) menos completa e com mais problemas que aquela que seria enviada por padrão junto com a interface (GNOME Software). Isso não é bacana na perspectiva dos desenvolvedores da Canonical, pois a solução entregue é inferior à solução padrão, e menos ainda na perspectiva dos usuários novatos, que só querem pesquisar um aplicativo e encontrar (sem sequer precisar saber da existência de outras lojas).
A maioria dos usuários de Ubuntu que encontro parecem instalar a GNOME Software e esquecer a Snap Store. Isso reforça que há aspectos a melhorar (tendo em vista que a distro valoriza facilidade para usuários iniciantes), embora a comunidade de usuários do Ubuntu possa não se mostrar muito amigável ao receber críticas.
obgdo. feita a correção.
Achei que era uma ferramenta para converter snaps em flatpaks.
Mesmo assim é útil pra quem prefere Flatpak. Eu uso o pacote que melhor me atender, alguns são nativos, outros são Flatpak e outros são Snaps.
Gnome Software parece não funcionar, ao menos para mim, em qualquer distribuição. Eu prefiro o Plasma-discover, pois essa sim exibe pacotes nativos e formatos alternativos (Flatpak e Snaps). A Gnome Software sempre tem dificuldade para exibir os pacotes Snaps, e a Snap-store não exibe Flatpak. A Canonical deveria realmente pensar em melhorar a Snap Store para ser uma loja de verdade, mas a Gnome Software também é problemática.
São 1518 pacotes Flatpak disponíveis.
São 4666 pacotes Snaps disponíveis, embora 220 deles sejam irrelevantes (pacotes de testes).
Diferença notória.
Sobre a Steam Deck, não vai alterar em nada a quantidade de aplicativos no Flathub, visto que o objetivo é distribuir softwares através da Steam e não por outro meio.
Na Snap Store temos até softwares comerciais brasileiros, algo que não há no Flathub.
Eu quis dizer que o flathub tem recebido mais aplicações do que normalmente recebia antes, não que tinha mais que a Snap Store, só pra deixar claro.
Quanto ao Steam Deck, quem quiser disponibilizar seu aplicativo para o Steam OS a melhor forma é flatpaks, que já vem por padrão com sistema e com o flathub configurado. Lutris irá ter uma versão oficial em flatpak por causa do Steam Deck, a própria Valve disponibiliza o seu aplicativo de Steam Link de forma oficial no flathub. Acho que o Steam Deck pode sim impulsionar mais aplicativos disponibilizados em flatpak, e já o está fazendo.
A questão é que >Desenvolvedores< não adotaram o flatpak, maioria dos flatpaks são geridos pela comunidade por vezes com aprovação do dev, mas mantido diretamente pelo desenvolvedor são pouquíssimos
Snaps precisam melhorar a descrição, capturas de telas e também o desempenho.
Sobre desempenho de Snaps, tem um post do blog do Snapcraft:
Tem colega que fica muito irritado diante das críticas ao desenvolvimento do Ubuntu, mas como não criticar? A Canonical tenta empurrar o snap em desktop dos modos mais irritantes. Começando por fazer o Ubuntu com uma loja de aplicativos que é de snaps, e que é pior que a GNOME Software. E passando por meter mecanismos no funcionamento do Ubuntu que impedem, de primeira, a instalação de programas como o Firefox no formato “.deb”. Tremenda chatice! Vejam como dá um trabalhinho alguém usar Ubuntu e não querer snaps:
Quando os apps que uso tiverem versões oficiais em Flatpak migrarei sem problemas, até lá sigo usando apenas Snap.
Ri muito desse video do Dio lutando para remover os snaps, neste caso bastaria apenas instalar o flatpak e o plug do flatpak que a loja do Gnome Software é instala separadamente e depois remover os snaps e a Snap Store.
Na verdade nem precisaria remover a snap Store, a pessoa pode apenas instalar o flatpak e o plug da loja para depois selecionar os programas em formato flatpak antes de instalar. ( alguns programas em snaps não estão disponíveis em flatpak ainda).