- Ajustar Parâmetros de Rede (Sysctl)- Abra o arquivo com o editor de texto:
sudo nano /etc/sysctl.conf- Adicione as seguintes linhas no final do arquivo:
net.ipv4.tcp_window_scaling = 1
net.core.rmem_max = 16777216
net.core.wmem_max = 16777216
net.ipv4.tcp_rmem = 4096 87380 16777216
net.ipv4.tcp_wmem = 4096 65536 16777216
- Salve, saia e aplique as mudanças com
sudo sysctl -p.
O parâmetro net.ipv4.tcp_window_scaling = 1 ativa a escala de janela TCP (definida pela RFC 7323). Ele permite que o sistema operacional aumente o limite da janela de recepção TCP de 64 KB para até 1 GB, o que aumenta drasticamente a velocidade de transferência em conexões de alta velocidade e longas distâncias
O parâmetro net.core.rmem_max = 16777216 é uma diretiva de configuração do kernel Linux que define o tamanho máximo do buffer de recebimento de soquetes (em bytes), permitindo o limite de 16 MB de dados para a memória da pilha de rede.O valor especifica o limite máximo de dados de rede que o sistema operacional pode enfileirar enquanto aguarda um aplicativo processá-los.
O parâmetro net.core.rmem_max = 16777216 é uma diretiva do kernel Linux que define o tamanho máximo do buffer de recebimento de rede para soquetes (sockets). O valor é expresso em bytes, correspondendo exatamente a 16 MB (16777216 ÷ 1024 ÷ 1024 = 16).Redes de Alta Velocidade: Servidores operando em redes de 1 Gbps ou 10 Gbps que exigem alta taxa de transferência (throughput).Alta Latência: Transmissão de dados via nuvem, conexões WAN ou backups pesados onde há muita distância geográfica entre o emissor e o receptor.Alto Tráfego de Dados: Sistemas que lidam com grandes volumes de conexões simultâneas ou streaming de dados em tempo real
O parâmetro net.ipv4.tcp_rmem define o tamanho do buffer de recebimento de pacotes para conexões TCP no kernel Linux.Na verdade, essa diretiva é composta por três valores que seguem a lógica: mínimo padrão máximo.4096 (Mínimo): Quantidade mínima de memória alocada para o buffer de recebimento, mesmo sob estresse de memória do sistema.87380 (Padrão): O valor default utilizado pelo sistema operacional caso o programa não solicite um tamanho específico.4194304 ou mais (Máximo): O limite máximo de memória que o kernel pode alocar dinamicamente para otimizar o tamanho da janela TCP (ajuda a evitar perda de pacotes em conexões de alta velocidade e alta latência).
O parâmetro net.ipv4.tcp_wmem no Linux define a memória do buffer de envio TCP. Ele utiliza três valores (mínimo, padrão e máximo) para gerenciar o ajuste automático de memória:Mínimo: 4096 (em bytes) é o valor de segurança, mesmo para conexões de baixa latência.Padrão e Máximo: Variam dependendo do seu objetivo (por exemplo: servidores de alto tráfego costumam usar valores como 16384 ou 65536 e até 1056768 no máximo)