Ajuste do Refrigeramento no Dell G15 [ R7 5800H + RTX 3060 ]

Olá!
Tenho um Dell G15 com Ryzen 7 5800H e uma RTX 3060 e ele esquenta bastante. Gostaria de saber se há uma alternativa ao Alienware Command Center que existe no Windows para controlar a temperatura do notebook assim como é feito no Windows, que já vem pré-instalado. Alguma dica?

Opa, não sei como funciona o Alienware Command Center, mas posso te dar algumas dicas.
-Você usa alguma base que incline seu notebook? Isso melhora bastante a refrigeração. A minha é com cooler 5v ligado na USB, mas não notei diferença com ele ligado ou desligado, o que faz diferença mesmo é a base. Tem um vídeo no canal Adrenaline muito bom sobre isso. Link Base para notebook faz diferença? E como melhorar o desempenho sem gastar nada! - YouTube
-Qual esquenta mais, a sua GPU ou a sua CPU? Se for a CPU você pode limitar o clock dela, se usa Gnome pode usar o cpufreq cpufreq - GNOME Shell Extensions ou o cpupower-gui GitHub - vagnum08/cpupower-gui: cpupower-gui is a graphical program that is used to change the scaling frequency limits of the cpu, similar to cpupower. .
Normalmente esses dois procedimentos vão resolver o problema.

2 curtidas

Muito obrigado, cara! Eu já uso um suporte para deixar o notebook mais levantado, porém não é ventilado. Você saberia de alguma maneira de controlar as ventoinhas? Eu gostaria de jogar nele, porém, tenho receio de esquentar muito mesmo diminuindo o clock e acabar prejudicando a vida útil dos componentes e etc. Irei procurar sobre estes softwares que você me indicou, obrigado!!!

1 curtida

Cara, para controle de fans eu só sei do Cooleiro, mas não deve funcionar no Alienware, você pode testar, ele está no flathub, só pesquisar Cooleiro na loja do Pop OS. Mas testa jogar, utiliza o mangohud para monitorar as temperaturas

Não sei se já usou o mangohud, mas ele tem uma interface que é o GOverlay, que eu particularmente não gosto, mas pode usar. Eu uso direito o mandohub, configuro o comando na inicialização do jogo na steam. Para instalar no Pop deve ser sudo apt install mangohud. O comando que eu uso na inicialização dos meus jogos é: mangohud MANGOHUD_CONFIG=cpu_temp,gpu_temp,cpu_mhz,ram,vram %command%