Sou novo no Linux, estou usando há poucas semanas, estou usando o Mint, porém percebi que o ajuste de brilho e o Redshift não estão funcionando.
Quando tento abrir o Redshift pelo terminal, esse é o retorno:
“~$ redshift
Tentando provedor de localização geoclue2'... Usando provedor geoclue2’.
Could not connect to wayland display, exiting.
Não foi possível iniciar método de ajuste wayland.
Tentando próximo método…
Usando o método `randr’.
Esperando que a localização inicial esteja disponível…”
Esse é o erro que aparece quando eu fecho ele da bandeja do sistema:
Com as informações que você passou, pude constatar que a versão do Kernel que você utiliza é antiga. Sendo esse, provavelmente o motivo do brilho de tela não está funcionando na sua máquina. Vou te passar algumas possíveis soluções, que funcionaram comigo.
1 - Você pode instalar os drivers da sua placa de vídeo via terminal.
2 - Você pode atualizar o kernel para um versão mais recente através do “Gerenciador de Atualizações” do Linux Mint
3 - Você pode instalar a versão edge do linux mint que possui melhor compatibilidade com hardwares modernos.
As 3 funcionaram para mim, porém a melhor, que resolveu todos os problemas de incompatibilidade do hardware, foi a instalação da ‘edge’ da iso do linux mint cinnamon 21.3 Virgínia. Que você pode baixar clicando aqui.
Quanto a questão do redshift, não sei te responder, pois não utilizo essa ferramenta, nem sei para que serve. Mas talvez outra pessoa no fórum possa te ajudar a solucionar esse problema.
Na verdade, o problema que ele enfrenta é com o geoclue2 não sendo localizado pelo Redshift. Isso ocorre sempre que instalo no ArchCraft e, para usar, preciso coinfigurar manualmente o arquivo de configuração do Redshift, só assim funciona. A forma mais fácil de contornar, no Mint ao menos, é habilitando a localização nas configurações do sistema.
Se da forma fácil não funcionar, é preciso criar o arquivo redshift.conf em ~/.etc/ seguindo o template da documentação: redshift/redshift.conf.sample at master · jonls/redshift · GitHub
Apenas certifique-se de modificar a latitude e longitude para refletir na sua região.