Ajustar texto e resolução de forma padronizada

Olá estou usando:

Sistema operacional: Regata OS 25
Versão do KDE Plasma: 6.3.90
Versão do KDE Frameworks: 6.14.0
Versão do Qt: 6.9.0
Versão do kernel: 6.14.5-lp156.11-default (64-bit)
Plataforma de gráficos: X11
Processadores: 16 × AMD Ryzen 7 5800X 8-Core Processor
Memória: 16 GiB de RAM (15,5 GiB utilizável)
Processador gráfico: AMD Radeon RX 580 Series
Fabricante: Gigabyte Technology Co., Ltd.
Nome do produto: B550M AORUS ELITE
Versão do sistema: -CF

E estou com… como dizer, as fontes não tem um texto padrão no tamanho, e o outoolok fica muito maior que os outros saite, como padronizar esse tamanho das fontes dentro do navegador fire fox?
É algo do plasma?

segue umas imagens para exemplificar:

Veja se é zoom

Para zerar

Crtl+0

Para aumentar

Crtl++

Para diminir

Crtl±

1 curtida

olá, pensei nisso mas não é, se eu aumentar o zomm até melhora mas dai algumas coisas ficam quebradas.
o mais me chama atenção é o saite do outlook, ficar com os e-mail cortados, até impossibilitando a leitura, mesmo se mudo o zoom.

agora que lembrei um peguei o firefox pela loja do regata, será que isso tem a ver?

Não conheço este sistema.

Mas acho que está ligado a programas gtk.

Não sei como está no kde, e nem se tem como configurar..

1 curtida

Veja aqui.

Acho que é onde pode configurar

2 curtidas

@RMPArquimago Veja nas configurações do Firefox, tem uma seção onde você pode ajustar as fontes e o tamanho. Além disso, para abrir os sites da Microsoft com as fontes corretas, eu recomendo que instale as fontes Microsoft.

3 curtidas

Salve, @RMPArquimago

Não uso Firefox, nem Outlook. – Uso Chrome e Gmail. – Talvez haja algumas semelhanças?

Emails podem ter suas próprias formatações. – O remetente formata os tamanhos das letras – e às vezes também cria “blocos” usando o velho recurso de “tabela”… com largura fixa!

Este email aqui veio formatado assim:

Se eu abrir o Menu na aba lateral, metade da mensagem desaparece:

Isso pode ser, porque o “programador visual” parou de evoluir – ou porque a empresa fez a encomenda há muitos anos – e nunca mais contratou outro “programador” para se adaptar aos novos tempos.

Eu poderia alargar a janela do Chrome – mas não foi para atender marketing mal-feito que gastei dinheiro com uma tela maior. – Os marketeiros que lutem!

Na internet existem sites (e emails) de várias épocas, como se fossem camadas geológicas. – Alguns, pararam na época em que monitor de PC tinha 800 pixels de largura. – Outros, já chutaram o balde do PC, e já fazem de conta que só existe celular:

Neste caso, não dá muito problema:

Essas coisas também acontecem com algumas pessoas, que ainda usam algum “cliente de email” meio “quadrado” – com algum “layout” rígido – e escolhem tamanho de letra “fixo”, sem pensar no destinatário:

Um remetente com noções mais atualizadas, procura usar um formato “flexível” – “responsivo” ao tamanho da tela do destinatário – e ainda lembra de oferecer Tradução:

É muito melhor, né:

Outros exemplos de site “responsivo”:

Site não-responsivo:

Aí, o jeito é usar CTRL+ + / CTRL+ - para ampliar / reduzir – e CTRL+0 para voltar ao tamanho normal:

O Firefox permite escolher se você prefere letras médias, pequenas, grandes – e zoom maior ou menor. – Eis um exemplo, do Chrome:

Não conheço o site do Outlook, mas também deve ter configurações – como o Gmail:

De qualquer modo, muita coisa vai depender do remetente do email:

• Se ele manda sem formatação
  • Se ele manda com formatação fixa
  • Se ele manda com formatação variável
4 curtidas

Caramba…

Fez um artigo

@frc_kde

2 curtidas

Sim, é isso, creio que não tem nada haver com alguma configuração do sistema ou navegador, as coisas são desse jeito porque fizeram assim.

O que você pode fazer é mudar o tipo de visualização, que, ao invés de mostrar a caixa de entrada e o email selecionado ao lado, apenas um, então, você teria a caixa de entrada e quando clicasse exibiria o email na tela toda.

E por isso deve ser uma questão de resolução também, talvez esteja pequena para exibir ambos sem cortar.

1 curtida

he he he

De vez em quando, é bom fazer um “resumo” das coisas que a gente já observou. – Às vezes esqueço, pesquiso no Google… e acabo encontrando anotações que fiz no blog. :rofl:

2 curtidas

Acho que tem haver com ambiente do gtk no kde.

Se não me engano é configurável

1 curtida

Então, até no Windows ocorre isso, eu utilizo o Outlook e fica assim, a resolução é HD+, por isso que não penso que seja algo do ambiente.

2 curtidas

entendi, vou começar a abrir ele todo da mais trabalho mas ao menos vejo tudo

entendi que curioso

sim eu demorei mas achei um setor de fontes e tamanho estou ajustado já melhorou a situação ^^

procurei como sugeriu mas essas em especial ele puxa do sistema…

nossa muito obrigado pela resposta beeem completa vou tentar essas abordagens e ver o tipo de coisa que andam me enviando. obrigado

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.