Ajustar Brilho pelo XRANDR

Olá, preciso de ajuda para confiigurar a quantidade de Brilho que eu preciso para usar no meu monitor. Seguinte eu consigo ajustar o brilho atráves do xrandr --bightness mas qnd eu reinicio o PC o brilho volta ao padrão e tbm toda vez que eu uso comando para alterar o brilho e abro um video no youtube ele volta ao padrão também… então sempre que inicio o pc e abro o youtube pela primeira vez tenho que ficar usando o comando xrandr para ajustar o brilho. Tem alguma forma de deixar a configuração que eu fiz ficar pra sempre? sem que eu precise ficar usando terminal toda vez para arrumar o brilho ?

OBS: Já tentei usar bash_profile / _profile para salvar o comando mas não funciona.

1 curtida

coloca assim:

echo 'xrandr --output <nome da tela> --brightness <valor do brilho>' >> ~/.profile

e reinicie a sessão, se quiser fazer manualmente:

Coloque a linha que vc usa no terminal no final do arquivo .profile na sua home (provavelmente vai ter que criar) pra desfazer, apenas remova a linha com o comando do xrandr do arquivo

Não funciona basicamente porque o nome do arquivo está errado, acima tem o nome correto

1 curtida

xrandr --brightness deve ser seu último recurso, pois ele não altera o brilho do monitor em si, mas na verdade escurece a cor dos pixels emitidos pela interface gráfica.

A preferência deve ser pelo mecanismo de brilho da sua DE (ou brightnessctl se tiver numa WM): os dois são salvos de um boot para o outro (e começam a funcionar mesmo antes da interface gráfica abrir).

1 curtida