Ajude os desenvolvedores do Elementary OS a definir uma direção para o sistema operacional respondendo um questionário - Diolinux
A equipe do Elementary OS pede a ajuda da comunidade para auxiliá-los participando de uma pesquisa para investigar tendências, preferências e usabilidade da interface do usuário, para melhorarem o sistema operacional.
Muito bacana a iniciativa. Não utilizo o Elementary OS no dia a dia, na verdade venho usando Windows atualmente, mas respondi as perguntas pra ajudar o projeto, quando eu instalar um SO Linux novamente no meu notebook provávelmente será o Elementary OS
tem um ditado que diz: “o caminho não importa para quem não sabe aonde vai”. pelo jeito, o pessoal do EOS quer sair dessa fase. só espero que o “definir a direção do sistema operacional” n signifique q a distro esteja em crise existencial.
Olá @acvsilva tudo bem contigo?
Acompanhando o projeto e seus principais membros nas redes sociais, penso que a situação do elementary é exatamente o oposto do que você sugeriu. Eles sabem claramente onde esperam chegar, mas entendem que não adianta nada se chegarem lá sozinhos. Por isso, buscam ouvir sua comunidade para corrigir desvios no percurso e tornar sua solução ainda mais alinhada.
Concordo… eles tem uma visão sobre o que fazer com sistema e gosto muito disso, assim como vejo com POP os… decidi apenas usar o elementary por ter uma distro visualmente com bom acabamento e interação dos apps com sistema sendo alguns próprios excelente para desenvolvimento front-end.
quem sabe aonde vai não pergunta caminho pra ninguém.
Não necessáriamente, estamos na era da informação e da comunicação, os devs estam abertos a conversar com a sua comunidade e melhorar o sistema para os seus usuários, isso é bom.
Com UX é basicamente isso, você tem o óbvio, mas esses detalhes que eles está pesquisando ninguém sabe, porque depende do nicho, Microsoft, Apple, Google, Facebook… Elas fazem esse tipo de pesquisa a única diferença é que o elementaryOS pediu pros usuários mandarem sugestões enquanto as big techs simplesmente vão lá e coletam sem perguntar pro usuário
Ao mostrar aos usuários q estão abertos a ouvi-los, os devs do Elementary mostram q estão interessados na opinião deles.
“Mas Henry Ford dizia: Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos - logo as pessoas não sabem o q querem”
Naquela época poderia funcionar, mas a realidade é muito diferente hoje.
1. Por que cavalos?
Porque era o que usavam como meio de locomoção.
#2. Por que mais rápidos?
Porque havia necessidade de se locomover de forma mais rápida do que já era possível.
Perceba que através das respostas para os porquês, começam a aparecer alguns insights.
E uma empresa que não escuta seus clientes acaba sengo engolida por outra que faça isso.
Quais decisões deles fundamentam seu argumento de que eles não sabem o que estão fazendo?
Posso ter perdido algo.
Eu mesmo to avaliando 2 temas de ícones para a futura versão 22(.04) do TigerOS, q irá demorar de 5 a 6 meses. Porém, se der tudo certo, semana q vem farei uma enquete sobre qual deverei usar.
Todas as distros deveriam fazer isso, muito bom ver a equipe do Elementary ficando mais aberta a sugestões inclusive de quem não usa o sistema (e faz mais sentido) pois assim trazendo recursos que usuários de fora pedem pode fazê-los usarem o sistema.
Como já foi comentado aqui “Eles sabem claramente onde esperam chegar”, e é verdade.
Para aqueles que criticam uma enquete sobre opiniões de design, eis uma reflexão:
Vamos imaginar se Steve Jobs na época antes de lançar o iphone, perguntasse aos futuros consumidores do Apple: Vocês preferem um smartphone com um belo teclado físico, ou um smartphone apenas com a tela sensível ao toque? Certamente a opinião da maioria seria em favor do teclado com botões físicos, porque naquela época era comumente usado. Isso não quer dizer que os desenvolvedores não devem pedir opiniões, muito pelo contrário.
Tem certas coisas que os usuários não conseguem reconhecer num primeiro momento como uma melhoria. Só depois de um tempo de uso ele percebe/aceita que aquela tecnologia ou design era ultrapassado.
Até hoje vejo o pessoal reclamar do sobre a ausência do botão minimizar no elementary. Apesar de existir ao menos duas formas de minimizar as janelas: clicando no ícone do app na Dock, ou apertar Super + H. Que na realidade, alternar entre as janelas ou usar a Visão Multitarefa é bem mais produtivo do que minimizar.
O que eu quis dizer com tudo isso é que o time do elementary sabe muito bem onde quer chegar, mesmo assim, tem atenção em ouvir o feedback do público.