Ajudar o PC Facts + Sugestão de Colab: Por que o Marcos (PC Facts) ainda não migra para Linux?

E aí Galera do DioLinux! Eu sumi, mas ressurgi de novo com um assunto legal.

Gostaria de trazer um vídeo de um canal grande de hardware, o PC Facts, que levantou questões muito válidas sobre o porquê de um usuário high-end (como ele) ainda não migrar para o Linux.

O apresentador, Marcos, é super gente boa e fez um vídeo pedindo a ajuda da comunidade para desmistificar ou contornar os impedimentos que ele encontrou em seu setup de ponta (RTX 5090, 480Hz, Dolby Atmos 11.1 e Davinci Resolve).

O link do vídeo é: https://www.youtube.com/watch?v=T9CfYwggRzg

:rocket: Os 3 Principais Impedimentos (e Como Podemos Ajudar)

Marcos não migra por três razões principais que a comunidade pode ajudar a resolver ou contornar:

1. Suporte a Dolby Atmos para Jogos: Ele tem um sistema 11.1 (multi-caixas) e perde a renderização espacial complexa do Windows em jogos. Existe alguma alternativa comunitária ou middleware de áudio que possa ajudar nisso?

2. Tecnologias Proprietárias NVIDIA de Última Geração (MFG): Ele precisa extrair o máximo de sua RTX 5090 (480Hz), e recursos como o Multi-Frame Generation (MFG) não parecem ter suporte no Linux, ou chegam muito tarde. Existe alguma previsão ou solução?

3. Davinci Resolve: Ele faz edição 6K e teme a instabilidade ou a obrigatoriedade de usar distros específicas, apesar da comunidade já ter resolvido a maioria dos problemas com scripts.

:handshake: Sugestão de Colab/Proximidade

O Marcos está muito aberto a aprender e assumiu no vídeo que tem um conhecimento limitado sobre o Linux.

Acredito que seria incrível se a equipe do Diolinux (ou o próprio Dio) pudesse entrar em contato com ele. Uma colaboração ou uma consultoria rápida poderia não só resolver as dúvidas dele, mas também trazer um conteúdo de alto valor para ambos os canais, mostrando a força da comunidade Linux no hardware de ponta!

Vamos mostrar que o Linux é viável mesmo para os hardcore entusiastas!

Obrigado pela ajuda de todos!

3 curtidas

No vídeo ele mesmo aponta várias desvantagens que teria no setup dele caso migrasse. Sinceramente não entendi o ponto do vídeo já que meio q ele mesmo se responder: Não compensa ele fazer essa migração. Não real ele nem apontou um motivo para tal desde o início, tipo um “vou migrar por isso“. Me parece q ele está bem confortável no Windows.

É um cenário muito específico, principalmente essa parte do Atmos. É um desafio propor algo sem conhecer o hardware muito bem.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Quem diria heim! O povo surfando na onda do Linux! :sweat_smile:

1 curtida

Eu comecei a me preocupar com qualidade de som agora, nem conheço o bastante para propor uma solução por isso trouxe o assunto pra discussão.

Tamo junto meu amigo🤘🏻

Ele não conhece o ecossistema Linux, talvez essas situações que ele mencionou poderia já ter solução, se alguém conhecer poderia contribuir.

Também concordo que ele não deveria mudar, mas pelo menos experimentar.

1 curtida

Infelizmente não tem muito o que fazer. Quem precisa ou quer usar tecnologias hi-end, especialmente as proprietárias, fica refém das escolhas que essas empresas de desenvolvimento fazem. O Linux só vira prioridade quando essas tecnologias são de aplicação para servidores ou supercomputadores.

1 curtida