Oi, pessoal da comunidade! Tudo certo?
Estou enfrentando um problema de instabilidade no meu teclado Ajazz AK820 Pro no Zorin OS 18 (desktop) e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ou tem alguma ideia de como resolver.
O Problema:
-
O teclado perde a conexão do nada enquanto estou usando via dongle 2.4G.
-
O sistema continua listando o dispositivo nas portas USB, mas ele para de responder completamente aos comandos de digitação.
-
A conexão Bluetooth funciona de início, mas, assim que ocorre esse travamento do teclado, a conexão Bluetooth também cai e para de funcionar.
-
A conexão via cabo USB direto não é detectada de jeito nenhum pelo sistema.
-
Reiniciar o computador faz o teclado voltar, mas a única solução rápida no momento é remover e reconectar o dongle USB fisicamente.
Informações do Hardware e Sistema:
-
Sistema Operacional: Zorin OS 18
-
Teclado: Ajazz AK820 Pro
-
Conexão utilizada: Receptor USB 2.4G (Compx / Sonix) e Adaptador Bluetooth USB TP-Link
O que eu já testei e não resolveu:
-
Economia de Energia USB (autosuspend):
Criei regras no udev desativando o autosuspend e definindo a gestão de energia para manter a porta USB sempre ligada. A porta continua congelando após um tempo de uso.
-
Reset da porta USB via Software (Script unbind/bind):
Criei um script em Bash para dar unbind e bind no driver da porta USB correspondente. Quando o teclado congela, reiniciar o barramento USB por código não reestabelece a comunicação, apenas a remoção física do dongle resolve.
-
Conexão via Cabo USB:
Tentei utilizar o teclado no modo cabeado via cabo USB para contornar o problema, mas o sistema não reconhece o dispositivo de forma alguma nessa modalidade.
Alguém Já enfrentou esse tipo de congelamento do receptor ou do controlador do teclado? Se puderem me dar uma luz eu aceito demais, mesmo das coisas que tentei as vezes tentei errado, não são tão experiente assim em linux.
Agradeço demais qualquer ajuda ou orientação sobre o caso!