Ajuda, sou novo no mundo Linux e tentei fazer um dual boot

Primeiramente eu sou um iniciante no mundo Linux e um pouco lerdo. Já tinha tentado baixar outras distrus e por um lapso de consciência decidir fazer um dual boot de windows e arch sem antes fazer um backup (sim eu sei é uma ideia estúpida) segui este tutorial: https://youtu.be/W4tsVaUgVh8?si=xTfEqUSgCzxb0aJu e quando eu instalei e fui reiniciar o computador para testar se estava tudo certo com o grub, só aparecia o Linux, tentei mudar a sequência de boot para que iniciasse com o windows e apareceu a tela de recuperação, quando apertei para ir para a tela iniciou o grub. Alguém tem alguma esperança de que a uma maneira de recuperar os arquivos que estavam no windows?

Pelo que entendi você inicia o linux, mas não o Windows.

No grub aparece o Windows?
Você instalou qual distro, desculpe não vi o vídeo todo.

Fala, João! Cara, primeiramente, bem-vindo ao mundo Linux — mas já vou começar dizendo: você foi ousado demais, pra não dizer maluco :sweat_smile:. Começar pelo Arch Linux sendo iniciante é tipo aprender a nadar se jogando no mar!

Sobre o que aconteceu: infelizmente, instalar o Arch em dual boot sem backup é bem arriscado, e dependendo das escolhas feitas no particionamento (como formatar a partição errada ou sobrescrever a tabela de partições), pode ter apagado ou corrompido os dados do Windows.

Mas calma, nem tudo está perdido. Verifique as partições com o lsblk ou sudo fdisk -l pelo terminal, veja se a partição do Windows ainda existe.

No caso o boot do Linux está no mesmo SSD do windows, por isso achei estranho de não aparecer o windows na tela do grub e eu estou usando o arch

Ok, muito obrigado!! Quando chegar em casa farei o verificarei e espero que dê certo

Depois adiciono aqui..

Voce tem que instalar o pacote ntfs-3g

sudo pacman -S ntfs-3g

Depois editar o arquivo com sudo
/etc/default/grub

Exemplo
Com editor do gnome

sudo gnome-text-editor /etc/default/grub

Com nano, via terminal

sudo nano /etc/default/grub

E descomentar
Tire o # da frente

GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false

E execute

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Reinicie o pc e veja se funcionou..

Você tambem pode iniciar o Windows pela bios, dependendo do pc é a tecla F12 para aparecer as opções

1 curtida

Acredito que o windows estava na repartição sda1 e sda2 porém pelo jeito a repartição sda3 foi formatada tbm e nela estava alguns arquivos do windows (aplicativos, documentos, etc)

Cara você é muito incrível, fiz tudo oq vc falou e apareceu a opção de entrar no windows porém aparece essa tela

Se aperto f1 só reinicia o Pc, o restos das teclas só piscam a tela e quando aperto o esc entra na bios

Tecla f8

E veja o que aparece..

Em opcoes avançadas veja se tem reparar inicialização

Tenta mudar na bios

Qual seu pc?

Entre na bios e mude a ordem de inicialização

Veja se tem windows

Se tiver veja se o erro continua..

Tente apertar shift ao inicializar e veja se aparece alguma coisa

Veja se entra em ambiente de recuperação

1 curtida

E aí?