Olá, tenho um Notebook ideapad 3i com um intel core i5 e com uma placa de vídeo Nvidia GTX 1650 4gb.
Então, eu acredito que o Pop!_OS 22.04 LTS não esteja performando bem na minha máquina, como por exemplo, o ideapad 3i já chegou a travar com tarefas simples no pop os: ao usar o navegador Brave, mudar a configuração de bateria(como bateria no modo econômico), ao usar a loja da pop os, ao usar a steam.
Outra coisa que está acontecendo é a maquina descarregar muito rápido, as vezes da pra escutar aquele barulho que o cooler de notebook faz quando roda joga muitos pesados, só com tarefas simples já citadas.
Devo mudar de distro? o que eu devo fazer? Já que citei os problemas primeiro, vou contextualizar a minha situação.
Quando meu notebook chegou, o Ideapad 3i, que vem com linux como sistema operacional padrão e distro Satux, eu mudei para o Pop!_OS 22.04 LTS.
MAS, eu criei um pendrive bootável como o software UNetBootIn e coloquei no notebook e fui só apertando Enter sem ler nada, assim como não configurei a bios pelo calor da emoção de um notebook novo.
O que você pode fazer é, ao usar o notebook para tarefas cotidianas, como navegar na internet, é colocar para que use apenas os gráficos integrados. De brinde, instale o TLP e ative-o. Deve ajudar.
Olá, já fiz isso de colocar na opção de gráficos integrados e resultado foi mais travamento na máquina. Mas irei instar esse TLP agora e depois eu digo se mudou alguma coisa.
Também tenho o mesmo notebook; Pop_OS! se sai muito bem nessa máquina, em modo hibrido funciona muito bem; detalhe que esse notebook vem com modos de performance, veja na bios em qual modo está. Costumo deixar no modo auto. Não cheguei a testar a autonomia da bateria, normalmente uso só na tomada. Confirma também qual driver nvidia está instalado.
Só tenho dúvida se nesse caso em específico com o PopOS é vantagem usar o TLP visto que o sistema de power sched do PopOS é um dos mais atuais e sofisticados que veio justamente de materiais open source que já estavam numa grande evolução frente a gestão de energia. Daí não sei se inserir o TLP poderá acabar “confundindo” os mecanismos.
Ja usei bastante o TLP em distros com menos otimização nessa área uma vez que muitas ainda focam em desktop e não em notebook como o caso desse power sched do Pop.
De qualquer forma legal vermos o comportamento na medida em que o @JoaoGustavo relatar aqui.
E @JG22 caso seja o seu caso de utilizar dessa forma será legal compartilhar detalhadamente como foi ai contigo os avanços frente a autonomia e impacto sobre performance ou não. Fiquei curioso, rs.
A partir do Gnome 40 o TLP passou a entrar em conflito com o power-profiles-daemon, sendo recomendada sua desinstalação; isso levou a algumas extensões a serem reescritas para se adequar ao novo “governador” dos estados de energia (governador é ótimo! Hahaha).
Não sei o que o Pop usa e em que versão do Gnome o Cosmic atualmente é baseado. Seria bom dar uma pesquisada a esse respeito…
Usei por um mês o Pop!_OS 20.02 em um notebook que eu tinha, antes do meu atual com Ryzen 5500U. O notebook tinha um i7 7500U e uma 940MX (modelo com GDDR5). Raramente abria a Steam para jogar Resident Evil 4, mas quando jogava, logicamente usava a placa dedicada. A maior parte do tempo usava para desenvolver com .NET Core com o Rider, o que durava relativamente ok a bateria quando o TLP estava ativo, e o aquecimento não chegava a ser alarmante, mesmo nesse pseudo forno que era o 7500. Chutando, juntamente ao uso que tive com o openSUSE Leap 15.2 e 15.3 (que eu mudava de placa com o prime-select e também usei bastante o TLP), meu ganho de eficiência foi por volta de 20%, em questão de perda de performânce, não notei nada alarmante.
Olá amigos, atualizando sobre a minha situação: instalei o tal do TPL e o coloquei a minha máquina para tarefas cotidianas com gráficos híbridos. A partir dessas ações, sentir realmente uma melhora, principalmente no uso da bateria para minhas atividades, como programação web, redes sociais, músicas etc. Só raramente travou o navegador Brave. Cabe ressaltar, que atualizei o PopOs via Pop"_Shop.