Ajuda para montar um Debian de pen drive com secure boot

Quero um Debian em uma midia removível para utilizar em varios computadores, inclusive com secure boot ativado.

Em outras distros mais “desktop friendly” como Ubuntu ou Fedora é bem simples, instalou no HD externo, já esta funcionando sem problemas. Ja com o Debian é diferente, instalando ele(ja tentei graphical install e pelo calamares em modo live) e rodando em maquinas sem secure boot ele funciona ok, mas com secure boot ele simplesmente não funciona.

Tentei instalar ele em um PC com secure boot ativado, ele da boot normalmente mas a partir do momento que eu desligo a maquina e retiro a mídia externa, ao ligar novamente ele não reconhece a entrada de boot do Debian, somente se eu desativar o secure boot que posso iniciá-lo normalmente.

Após algumas pesquisas descobri que o motivo pelo qual o Debian não está mais iniciando com secure boot é porquê só tem a entrada de boot grubx64.efi e não shimx64.efi. Consegui colocar ela pelo comando:

sudo efibootmgr -c -d /dev/sdb -p 1 -L debian -l \\EFI\\debian\\shimx64.efi

Após isso a entrada com o shim se torna possível e eu posso habilitar o secure boot, porém, se eu desligar a maquina e retirar o HD externo o problema volta novamente.

A partir daqui tentei varias coisas e não obtive sucesso, então como ultimo recurso vim aqui no fórum pedir ajuda porque minha cabeça já ficou quente :sweat_smile:

1 curtida

to com uma questao parecida com essa, tenho um hd externo com PopOS. Ele só funciona quando o secure boot esta desligado. Se tiver alguma novidade avisa aqui

Além de adicionar a nova entrada para o shimx64.efi, vc também definiu ela como padrão de boot?

SIm defini, se eu deixar o pendrive no pc não tem problema o shim persiste mesmo desligando e ligando novamente, o problema é que se eu retirar o pendrive e ligar o pc com outro sistema, a entrada shim desparece e u tenho que fazer todo o procedimento de novo.

Você não está criando a nova partição no pendrive? O correto é criá-la no seu disco principal de boot.

As partições que eu tenho no pendrive são a /boot(fat32) e /(ext4). Tem alguma outra pra criar? Meu disco principal de boot é o pendrive, só que eu uso ele em PCs diferentes.