Ajuda para instalar o Token OAB e PJe Office no Zorin (ou demais distros baseadas em Debian)

Olá, sou Advogado, meu trabalho envolve despachar petições on line no site do TRT e TJ, por conta disso tenho um certificado digital da empresa Certising, eu já consegui instalar o driver dele no meu Zorin e Lubuntu, entretanto eu não consigo instalar o PJe office que é um programa do governo e não consigo fazer o Token ser reconhecido pelo assinador.
Meu PC é um notebook samsung I5, com o SSD120 e 4GB de ram, ele está perfeito, funciona perfeitamente o Zorin e todos os programas que uso, exceto esses porque o governo não consegue fazer um porte do PJe office direito e eu não consigo entender o passo-a-passo deles.
Eu tenho experiência básica para usar o Linux, uso a uns três anos, para fazer meus serviços e administrar meus clientes, o problema é que para enviar as petições eu tenho que manter um Windows 7 que está com suporte ruim e uma licença nova para migrar para o Windows 10 é mais de 500 reais.
Gostaria de saber se há alguma forma de usar o PJe office e o assinador no Zorin ou em qualquer outra distro derivada do Debian.
Agradeço desde já.
Bruno F.

cara, uma boa pergunta na boa, nao sou advogado nao mas fiquei curioso.
Espero que voce consiga a resposta.
abs

1 Curtida

Pedido a todos: vamos enviar mensagens para a Certisign pedindo que suporte as distribuições Linux. Já enviei e outras pessoas também. Apoiem para conseguirmos sensibilizar a empresa!

Há mais de 1 ano venho pedindo por isso e eles informam estar homologando.

1 Curtida

Cara, dependendo do seu token, se não quiser quebrar a cabeça, instale o manjaro e com o apoio do blog manjariando, vc instala tudo automaticamente (safesign, pje-office …). Fica a dica. Eu utilizo tudo numa boa aqui nos meus MANJAROS XFCE E LXDE.

1 Curtida

A Certsing não dá suporte, mas tem uma outra certificadora que tem o mesmo Token que dá suporte então até consigo instalar, o problema mesmo é o PJe não instalar no linux e usando o Wine ele não se comunicar com o Token

Sério? Eu vou tentar, mas o manjaro não usa o .deb certo? Vou tentar, mesmo não tendo experiência com o Manjaro.

Vc instalou a versão .deb do pjeoffice ? Por algum motivo quando vc instala ele não cria nenhum tipo de atalho ou aparece no menu de aplicações. Pra abrir ele vc tem que ir em /usr/share/pje-office e abrir o arquivo pjeOffice.sh, ou executar ./pjeOffice.sh no terminal.

1 Curtida

Antes de instalar, procura pelo usuário Tioguda aqui no fórum, passe a configuração do seu token para ele e veja a compatibilidade. Ele tem um blog que disponibiliza os pacotes do Manjaro.

1 Curtida

No meu não instala, dá erro. Diz que não é pacote .Deb mesmo sendo.

Vc pode instalarr via terminal com o comando: sudo dpkg -i nomedopacote.deb

1 Curtida

Vou tentar novamente, sempre que tento o arquivo dá erro na instalação. Diz “error”

Esse pacote .deb do pjeoffice é bem zuado mesmo. No manjaro ele instala certinho cria os atalhos e tudo.

1 Curtida

O Manjaro não utiliza os pacotes .deb, o que se faz é reempacotar esse arquivo .deb pro formato .pkg.tar.xz que é o formato compatível o Manjaro/Arch. Se for tentar com o Manjaro segue a dica do marcioandrade. No blog manjariando vc tem os tutoriais pra fazer a instalação dos pacotes através do repositório deles, não é muito dificil não.

1 Curtida