Olá boa noite membros do Dioplus! Quanto tempo! Gente não consigo restaurar o meu sistema com o TimeShift Tipo eu tenho os backups no meu segundo HD de 1TB mas quando reinstalo o sistema fiz todos os procedimento que o Dionatan Simioni no canal DioLinux no YouTube ate fica uma sugestão dele fazer um vídeo com essa situação ele instalar o kubuntu 20.04 atualizar o sistema fazer o primeiro backup em um outro HD instalar os programas do dia a dia fazer novamente o backup e depois reinstalar o sistema Kubuntu e restaurar o sistema vai dar um monte de erro. Obs: o meu sistema ta assim: sda1=efi
sda2=swap sda3=/ sda4=/home sda5=/srv. Alguém pode me ajudar por favor!
Olá @brpdio faz algum tempo que não testo a restauração usando Timeshift, mas quando eu precisei funcionou muito bem.
Algumas coisas não ficaram claras para mim:
- Você fez uma instalação limpa da mesma versão do Kubuntu que “clonou” com o Timeshift?
- Você está recuperando no mesmo HD ou em um HD diferente?
Quais foram os erros apresentados na restauração? Se possível envie alguns prints.
Bom dia! Sim o mesmo hd e a mesma versão
** 1° O grub some**
** 2° Quando consigo arrumar o grub com o boot-
repair o sistema não boota e quando tiro o o.
quiet splash tem varios erros de incompabilidade **
Em tese o Timeshift não faz cópias do “/boot” apenas da partição “/”, quais opções você usou quando fez a restauração?
Eu coloquei o /boot e quase todos os diretorios como /proc /tmp
Dei uma pesquisada aqui e encontrei esse vídeo que faz o processo do começo ao fim (cópia e restauração), mas fico pensando se o melhor uso do Timeshift é realmente esse.
O Timeshift por padrão é uma ferramenta focada em restaurar coisas que foram apagadas ou corrompidas, nesse cenário que você está testando, penso que é muito mais jogo usar um Clonezilla ou o BRTFS, que são ferramentas de snapshot muito mais completas.
Ue então esse procedimento nesse vídeo: Recuperando um sistema operacional com TimeShift - YouTube
Nao funciona? Uai @Diolinux @dio então o vídeo ta errado!
Eu acabei de assistir o vídeo do Dio e no exemplo que ele dá, está completamente válido: ele restaura o mesmo sistema para um estado anterior, restaurando um snapshot do Timeshift.
Isso é completamente diferente de reinstalar a máquina e tentar recuperar com o Timeshift, como eu disse, para esse cenário que você está querendo o Timeshift com RSYNC não é a melhor opção. Se estivesse usando BRTFS talvez conseguisse um resultado melhor.
Entendi que pena costumizei o sistema perdi tudio😪
Obrigado @eddiecsilva eu seguir o passo a passo do vídeo que vc postou! Muito obrigado! kkkkk nossa tenho orgulho de ser membro do DioLinux plus. o certo é vc usar timeshift no pendrive restaurar pelo pendrive, pelo Linux no hd não funciona Eu to tentando enviar prints mas o DioLinux Plus não aceitando mas consegui
Obrigado @eddiecsilva
Fico contente que conseguiu restaurar seu sistema. Sobre o envio dos prints, dá uma conferida no formato e tamanho das imagens.