Bom dia galera, sou novo aqui no fórum. Cheguei através do próprio canal, Então possuo um notebook lenovo IdeaPad 320 com essas config.
Processador
Intel® Core™ i3-6006U (2.0GHz; 3MB Cache)
Sistema Operacional
Windows 10 Home
Memória
4GB (soldado) DDR4 2133MHz
Armazenamento
1TB (5400rpm)
Gráficos
Intel® HD Graphics (integrado ao processador)
Gostaria de uma ajuda pois quero colocar Linux nele, mas não faço ideia de por qual começar, o motivo é bem simples faço faculdade e uso ele pra eventuais código. Mas nunca usei linux… Então ao mesmo tempo preciso de um S.O que seja amigável e possível programar usando java, c, c# etc… Desde já agradeço
O Mint (com interface cinnamom) é a melhor opção pra quem ta começando, ja que, o Mint é a distro mais facil e o cinnamom é muito parecido com o windows (facilita a mudança).
Outra opção interresante é o Manjaro (minha distro favorita) é rolling release, ou seja, você instala uma vez e so vai atualizando, assim você vai sempre ter a versão mais novo dos programas que você tem.
Outra coisa sobre o Manjaro, é que as ferramentas que eu uso pra programar, ja estao nos repositórios da distros, isso ja facilita a vida.
Essa distros acima são amigaveis. Mas como você estuda programação, seria interessante você dar uma olhada em distros não tão simples assim, como o Arch , Debian, Fedora, Slackware ou Opensuse, assim você aprende mais sobre o sistema GNU/Linux
Eu lhe recomento começar pelo Linux Mint na versão Cinnamon, seu hardware vai rodar sem problemas e é uma interface bem amigavel em funções e visualmente, também por ser baseado no Debian e Ubuntu, tens uma otima comunidade em caso de duvidas. Quanto a programação, acredito que todos os programas necessarios estejam disponiveis na propria loja de aplicativos do Mint
O meu é o 310, mesma config. Uso o Manjaro com KDE; lhe recomendaria sem problemas o mesmo, ou o Linux Mint com Cinnamon.
Minhas configurações:
Sistema operacional: Manjaro Linux
Versão do KDE Plasma: 5.15.1
Versão do KDE Frameworks: 5.55.0
Versão da Qt: 5.12.1
Versão do kernel: 4.19.24-1-MANJARO
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 4 × Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz
Memória: 3,8 GiB de RAM
Para desenvolvedor eu recomendo uma distro roling release e eu particularmente utilizo manjaro mas o que voce deve realmente escolher e uma interface que te agrade. As melhores interfaces para min são xfce, cinnamon, KDE e gnome atualmente utilizo um pc com xfce e meu note com KDE.
Cara, já que é novo no mundo linux, eu te recomendo o Linux Mint 19.1 Cinnamon, é focado nos iniciantes e é bem amigável pra quem vem do windows.
Outra opção é o Manjaro, que também é simples pra quem tá iniciando no linux (não tanto quanto o Mint). Manjaro KDE é uma boa opção, pois o KDE é parecido com a interface do windows 10 (ou o windows 10 q parece o KDE, mas enfim), além de você ter a versão mais recente dos programas que vc usa.
Já que tu ta vindo do mundo Windows, pra não ter um “impacto” muito grande, assim como a maioria aqui te recomendo o Mint com Cinnamon. Mas também vale a pena testar o Kubuntu. Acho que antes de instalar algum sistema linux vale a pena criar algumas VMs no Windows mesmo pra dar uma olhada em qual te agrada mais. Kubuntu e Mint Cinnamon são tops demais.
Também indico o Mint 19.1 com Cinnamon, eu também vim do Windows meses atrás, e foi a distro que fez sentir confortável para fazer a migração total para o ambiente Linux.
Opte por uma versão com o Mate ou XFCE, como o Ubuntu Mate e Xubuntu, ou as variantes do Linux Mint com estes DEs. Não utilize a versão principal do Linux Mint, o Cinnamon consome muita memória RAM, o mesmo vale para o Ubuntu e o Gnome.
XFCE, Gnome Shell, KDE Plasma, Cinnamon e outras… São interfaces gráficas, ou à grosso modo, a aparência que o seu sistema vai ter. A “cara” dele. A diferença entre elas é justamente o visual, mas também a usabilidade, a leveza, etc… Recomendo pesquisar mais sobre cada uma antes de escolher, mas também pode testar instalando logo de cara.
Por ex: Temos o Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, etc… Todos eles são o Ubuntu, mas cada um com uma “cara” diferente. O Ubuntu padrão utiliza o Gnome Shell, os outros utilizam sucessivamente KDE Plasma, XFCE e LXDE.
Se tu tem uma máquina mais fraquinha geralmente é mais recomendado utilizar interfaces mais leves, como XFCE e LXDE, pois estas possuem menos recursos e efeitos visuais, e muitas vezes menos serviços rodando em segundo plano o que exige menos recursos das máquinas.
Cada distribuição Linux geralmente possui versões com duas, três ou várias das interfaces gráficas.
*Galera vlw por todas as dicas. Acabei optando por instalar o linux mint no notebook, já estou usando e fazendo as configurações até agora não parece ser muito complicado. Agradeço a ajuda de todos
Para quem está começando no mundo Linux, nada como uma distro com KDE. Como já disse aqui, acho as interfaces com GTK com um aspecto de antigas, e os temas de ícones são horríveis. Mas o melhor que você tem a fazer, na minha humilde opinião, é acessar o http://distrowatch.com e baixar algumas isos de livecd. Grave em um pendrive (prefereincialmenteum de 8 gb) cada iso, utilize ela por um tempo sem instalar (melhor que VM, pois exige mais configuração) e veja se te agrada. Faço isso toda semana, baixando e experimentando distros novas. Como parece que o seu hardware aguenta, dê preferência à distros nacionais, como o Radix e o Regata OS, além do Duzeru. Tem uma galera que está sempre disponível em chats, fóruns e grupos no Telegram e Whatsapp para ajudar. Boa sorte!
A diferenca e como as DE gerencia as janelas e quanto de ram consome, por exemplo o gnome e o que mais consome ram e antes dele tem o KDE. E tudo questao de vc dar uma pesquisadinha e ver qual vc se encaixa melhor.
Eu acho que consumir muita memória é relativo. Eu tinha o mint 18.3 com Cinnamon em meu desktop. Que é um Core i5 5675 com 16GB de ram. Com o Cinnamon meu sistema inciava usando cerca de 800MB, com o XFCE ele incia usando pouco mais de 500MB. Percentualmente de 500Mb para 800MB, é um aumento de mais 60%! Mas se a máquina tiver 8GB, ou mais, tanto faz!. esses 300MB a mais, em uma máquina com 8GB, representam 3,75 e em uma máquina com 16GB, menos de 2%.
No final o que importa e como o S.O gerencia a memoria, to com o KDE aqui e com tudo que preciso instalado o chrome e outros APPs rodando ele ta com 1,4 Gb de consumo dos meus 8Gb mas tá rodando lisinho.