Ajuda, meu ubuntu não inicializa mais ao suspender

Olá, tenham uma boa tarde.

Gostaria de pedir ajuda, eu sou um estudante de software e cyber security, sou novo com Linux, comprei um notebook Lenovo Ideapad R5-7520U para estudos já com um Linux da Lenovo se chama Lenovo Lux, porem, ele estada dando uns bugs muito esquisitos como não aparecer nenhum programa na tela inicial e a tecla super não funcionar.

Com isso eu instalei um Ubuntu 22.04.3 LTS sem partições, imaginei que não fosse necessário, está tudo funcionando normalmente, mas, quando o deixei baixando uns programas ele automaticamente suspendeu, com isso eu inicializo ele novamente, contudo ele me dá um erro e começa a descer umas linhas escrito algo como “…M.2” não me recordo perfeitamente, para entrar normalmente eu tenho que desligar e religar o notebook, ele inicia normalmente como se nada tivesse acontecido.

Por mim não é um problema muito grave por que é só eu reiniciar e volta tudo ao normal, mas é algo meio irritante para mim, (desculpe se for meio idiota).

Gostaria de pedir a ajuda de vocês, pois sou novo nesse mundo de Linux, estou estudando para o meu futuro e peço a vocês um pouco de paciência, sou rápido com o aprendizado, mas lento com entendimento.

Obrigado.

VI_

1 curtida

Boa tarde e bem vindo ao fórum :D.

Deverás estranho :skull:

Seria interessante nós sabermos que tipo de linhas são essas, se é um aviso ou um erro. M.2 geralmente se refere a um formato SSD que se parece com um chiclete, mas não sei se tem algo a ver com isso.

Eu verificaria os logs do sistema, como os logs do kernel, utilizando o comando sudo dmesg ou o sudo journalctl -k e procurando por algum erro relevante, também verificaria os logs do systemd com o comando sudo journalctl, esse último comando exibirá todos os logs do sistema desde o último boot.

Muito obrigado pela ajuda Flamezito157!!

Essa suspensão é automática, provavelmente foi por que deixei ele ligado muito tempo sem mexer, estava instalando o Discord e o VS Code na hora.

Deixarei em anexo alguns prints que tirei.

E essa são as fotos dos erros que aparecem ao tentar voltar após suspender, obs.: eu forcei a suspender e ao tentar ligar de novo a tela fica exatamente assim:

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

EDIT: Acabei de perceber que só posso anexar 3 imagens por ser novo…

1 curtida

Acabei de achar uma anomalia aqui.

Deve ajudar no entendimento.

Acho que o problema é esse, após essas mensagens, a tela fica travada, certo?
Eu achei um problema parecido com o seu: filesystem - EXT4-fs error after Ubuntu 17.04 upgrade - Ask Ubuntu

Vamos tentar a solução do tópico acima:
Edite o arquivo /etc/default/grub, você pode usar qualquer editor, eu prefiro o nano ou o vim, e você também vai precisar usar o sudo para editar o arquivo com privilégio root. Exemplo: sudo nano /etc/default/grub

ATENÇÃO!
Faça um backup de arquivos importantes em um hd externo ou em um pendrive, também tenha um pendrive de recuperação, caso de merd@.
Não substitua os parâmetros do grub da sua distro, apenas adicione eles ao lado, caso haja algum, que é o meu caso do VoidLinux, onde eu tenho o loglevel=4.

Agora ache a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, adicione esse parâmetro: nvme_core.default_ps_max_latency_us=5500
Exemplo:

Caso continue dando esses erros, tente nvme_core.default_ps_max_latency_us=200 ou
nvme_core.default_ps_max_latency_us=0

Após fazer a modificação, salve o arquivo e execute o comando sudo update-grub, esse comando irá atualizar a configuração do grub. Agora é só testar para ver se o problema vai persistir.

Bom, funcionou, só que não funcionou, ao invés de ele ir diretamente na tela de erro, ele aparece o meu usuário, só que tem um glitch que não me permite usar o mouse e o teclado.

Fica exatamente assim:

Novamente o agradeço por perder seu tempo comigo tentando me ajudar, muito obrigado mesmo!

VI_

1 curtida

Vou dar uma pesquisada mais a fundo para tentar solucionar o seu caso. Por enquanto, vamos fazer o seu gdm funcionar novamente. Tente acessar um tty(terminal) com as teclas Ctrl + alt + f2, depois é só logar com a sua conta, como se fosse no gdm (Gerenciador de Exibição do GNOME). Agora faça o mesmo procedimento acima, porém deixe o GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT sem aquele “parâmetro” nvme_core.default_ps_max_latency_us=5500, depois salva o arquivo, depois de um sudo update-grub e por fim um reboot no terminal.
Os erros irão continuar aparecendo, mas por enquanto é a única “solução” para o seu GDM não ficar “bugado”.

Tudo certo, nada fora do normal por enquanto, só não consegui abrir o terminal com o “ctrl + alt + f2”. obs.: o “fn lock” está ativado, eu também testei desativado só por desencargo de consciência.

Também darei uma pesquisada, caso consiga resolver eu trago um relatório.

Muito obrigado pelo ajuda!!

VI_

1 curtida

Consegue usar o sistema de boa? Ainda aparece aqueles erros?

Negativo, me desculpe, quis dizer que não tinha nada de diferente, ainda com o bug de suspender mesmo alterando o arquivo.

VI_