Ajuda, meu ubuntu não inicializa mais ao suspender

Olá, tenham uma boa tarde.

Gostaria de pedir ajuda, eu sou um estudante de software e cyber security, sou novo com Linux, comprei um notebook Lenovo Ideapad R5-7520U para estudos já com um Linux da Lenovo se chama Lenovo Lux, porem, ele estada dando uns bugs muito esquisitos como não aparecer nenhum programa na tela inicial e a tecla super não funcionar.

Com isso eu instalei um Ubuntu 22.04.3 LTS sem partições, imaginei que não fosse necessário, está tudo funcionando normalmente, mas, quando o deixei baixando uns programas ele automaticamente suspendeu, com isso eu inicializo ele novamente, contudo ele me dá um erro e começa a descer umas linhas escrito algo como “…M.2” não me recordo perfeitamente, para entrar normalmente eu tenho que desligar e religar o notebook, ele inicia normalmente como se nada tivesse acontecido.

Por mim não é um problema muito grave por que é só eu reiniciar e volta tudo ao normal, mas é algo meio irritante para mim, (desculpe se for meio idiota).

Gostaria de pedir a ajuda de vocês, pois sou novo nesse mundo de Linux, estou estudando para o meu futuro e peço a vocês um pouco de paciência, sou rápido com o aprendizado, mas lento com entendimento.

Obrigado.

VI_

1 curtida

Boa tarde e bem vindo ao fórum :D.

Deverás estranho :skull:

Seria interessante nós sabermos que tipo de linhas são essas, se é um aviso ou um erro. M.2 geralmente se refere a um formato SSD que se parece com um chiclete, mas não sei se tem algo a ver com isso.

Eu verificaria os logs do sistema, como os logs do kernel, utilizando o comando sudo dmesg ou o sudo journalctl -k e procurando por algum erro relevante, também verificaria os logs do systemd com o comando sudo journalctl, esse último comando exibirá todos os logs do sistema desde o último boot.

Muito obrigado pela ajuda Flamezito157!!