Esse é meu primeiro post aqui no fórum, e venho pedir ajuda com um problema que tem sido recorrente pra mim.
Antes eu usava dual boot com Windows 11 e KDE Plasma, mas notei que o Plasma às vezes travava na tela de desligamento, forçando o desligamento manual (no botão). Na época, achei que fosse conflito com o dual boot.
Agora, decidi dar um passo adiante: removi o Windows e instalei apenas o Arch Linux com KDE Plasma, no meu SSD principal. Achei que o problema sumiria… mas infelizmente ele continua acontecendo com frequência, quase todos os dias. O sistema trava na tela de encerramento, sem desligar completamente.
Já pesquisei bastante (inclusive aqui no fórum), mas como sou novo na área, pode ser que eu não esteja procurando da forma certa.
Alguém já passou por isso ou teria alguma sugestão de solução?
Desde já, agradeço demais a atenção de todos!
Onde exatamente o processo de desligamento trava? A tela fica completamente preta e não responde a nenhuma tecla mais, ou (por exemplo) responde ao tentar entrar nos ttys (Ctrl+Alt+F1/F2, etc.) ou usar as combinações Magic SysRq?
Enquanto isso, vai um chute:
Uma causa comum de demora (não travamento, mas o comportamento padrão faz demorar tanto que parece um travamento) são serviços do usuário ou do sistema que entram em situações/bugs que os fazem não responder aos sinais normais de desligamento. Essa situação faz o processo de desligamento “parar” em mensagens que começam com A stop job is running, por exemplo (para serviços de usuário):
A stop job is running for Session c2 of user ... (1min 30s)
O comportamento padrão é esperar até 1 minuto e meio para eles se resolverem antes de desligar o computador de qualquer jeito. Dá para investigar qual o malfeitor rodando o journalctl -e ou (se preferir uma ferramenta gráfica) o KSystemLog depois de esperar todo o prazo e vendo o que teve que ser feito para sair do impasse (um exemplo aqui), mas a solução “escopeta” é diminuir o tempo de espera.