Esse é meu primeiro post aqui no fórum, e venho pedir ajuda com um problema que tem sido recorrente pra mim.
Antes eu usava dual boot com Windows 11 e KDE Plasma, mas notei que o Plasma às vezes travava na tela de desligamento, forçando o desligamento manual (no botão). Na época, achei que fosse conflito com o dual boot.
Agora, decidi dar um passo adiante: removi o Windows e instalei apenas o Arch Linux com KDE Plasma, no meu SSD principal. Achei que o problema sumiria… mas infelizmente ele continua acontecendo com frequência, quase todos os dias. O sistema trava na tela de encerramento, sem desligar completamente.
Já pesquisei bastante (inclusive aqui no fórum), mas como sou novo na área, pode ser que eu não esteja procurando da forma certa.
Alguém já passou por isso ou teria alguma sugestão de solução?
Desde já, agradeço demais a atenção de todos!
Onde exatamente o processo de desligamento trava? A tela fica completamente preta e não responde a nenhuma tecla mais, ou (por exemplo) responde ao tentar entrar nos ttys (Ctrl+Alt+F1/F2, etc.) ou usar as combinações Magic SysRq?
Enquanto isso, vai um chute:
Uma causa comum de demora (não travamento, mas o comportamento padrão faz demorar tanto que parece um travamento) são serviços do usuário ou do sistema que entram em situações/bugs que os fazem não responder aos sinais normais de desligamento. Essa situação faz o processo de desligamento “parar” em mensagens que começam com A stop job is running, por exemplo (para serviços de usuário):
A stop job is running for Session c2 of user ... (1min 30s)
O comportamento padrão é esperar até 1 minuto e meio para eles se resolverem antes de desligar o computador de qualquer jeito. Dá para investigar qual o malfeitor rodando o journalctl -e ou (se preferir uma ferramenta gráfica) o KSystemLog depois de esperar todo o prazo e vendo o que teve que ser feito para sair do impasse (um exemplo aqui), mas a solução “escopeta” é diminuir o tempo de espera.
OBS: não recomendo seguir a solução mais embaixo do tópico do segundo link antes de investigar os registros de pelo menos um desligamento demorado.
Sobre o travamento: ele acontece logo após eu clicar para desligar e confirmar. Assim que clico em “Confirmar”, a tela fica preta imediatamente e nada mais acontece.
O sistema não responde mais a nenhuma tecla, nem Ctrl+Alt+F2, nem as teclas mágicas Alt+PrintScreen+R/E/I/S/U/B. O teclado e o mouse desligam completamente (as luzes apagam), como se tivesse congelado de vez. O cooler do processador continua funcionando normalmente, mas o sistema inteiro parece travado.
Já deixei nessa tela por mais de 10 minutos, mas ele nunca finaliza o desligamento.
Então acredito que não se trata apenas de um processo demorando para parar, e sim de um travamento total no processo de desligamento.
Vou tentar investigar com o journalctl após forçar o reboot e ver se aparece algo estranho nos logs. Assim que tiver alguma novidade, trago aqui.
Com o seu relato mais detalhado, acredito que seja isso mesmo. Provavelmente uma falha de comunicação entre o Linux e a placa mãe (geralmente aparece nos registros como ACPI Error).
Talvez seja até seguro forçar o desligamento com o botão (mas meus advogados me orientaram a informar que não me responsabilizo por consequências de seguir este meu conselho).
Recomendo dar uma olhada se não há atualizações de BIOS e mexer com as configurações de energia (especialmente ErP/Deep Sleep) nas configurações da placa mãe.
Já tentou ou já fez outros testes de desligamento ?
Iniciar/ Encerrar Sessão/ Desligar é coisa de “mouse”
Você pode abrir o terminal e tentar estes:
“shutdown now” que desliga o sistema imediatamente.
“shutdown” que desliga o sistema por um período de um minuto.
Entendi a sugestão! Vou observar isso com mais atenção agora. Às vezes a gente não percebe esses detalhes no meio de tantas configurações. Agradeço a ajuda!
Como você usa o KDE Plasma talvez você possa mudar o Wayland para o X11 na tela de login e vê se isso pode está causando o problema.
Caso queira reiniciar o sistema pelo terminal você pode tentar estes modos:
“shutdown -r” que reinicia num período de um minuto.
“shutdown -r now” que reinicia imediatamente.
Outro teste pode ser iniciar o computador, não logar na interface gráfica, mudar para uma interface de texto (Ctrl+Shift+F2), logar e mandar desligar por comando: systemctl poweroff ou adicionando sudo na frente caso seu usuário não tenha permissões pra isso.
Se o travamento continuar ocorrendo, não é questão do Plasma, mas sim do sistema.
Outro teste é usar o “Finalizar sessão” no Plasma, e então tentar desligar pela tela de login gráfico.
Agradeço pela sugestão!
Os membros deste fórum têm sido extremamente prestativos.
Desde que passei a iniciar a sessão utilizando o X11 e a encerrá-la sempre via terminal, o problema de travamento não voltou a ocorrer.
Caso volte a se manifestar, certamente testarei a alternativa que você indicou.
Bem, se o problema for a sessão em Wayland, então você poderia desligar tranquilamente quando estivesse em X11, não precisa ir pro terminal para isso.
Pelo relato, parece que o problema está ligado ao modo com que o Wayland funciona, interagindo diretamente nos drivers de vídeo. Embora o Wayland tenha imensos avanços nos últimos anos, em alguns pontos o usuário ainda fica necessitando usar o X11, portanto as distribuições sempre incluem ambos protocolos.
Conforme atualizações surgirem, são grandes a chances do problema ser corrigido. Então vale a pena verificar o desligamento novamente a cada duas semanas.
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Farei exatamente isso: manterei o uso em X11 e, periodicamente, testarei novamente o desligamento no Wayland para acompanhar possíveis melhorias. Agradeço pela atenção e apoio de todos por aqui.
Eu só dei essa dica pra vê se resolvia o problema, eu já passei por esse problema no windows 11 23h2 toda vez que eu desligava ele voltava para a tela de login, daí então usei o terminal e resolvido o problema.
Nota: Antes de existir o mouse o desligamento do sistema era tudo via terminal.
Fala aí rapaz, beleza contigo ?!!! kkk