Ajuda! Instalei uma SSD, agora não consigo entrar na BIOS

Galera… precisando de uma ajudinha da galera ae da “informática” própriamente dita.

Instalei uma SSD NVMe no meu Acer Aspire 3, instalei o Windows 11, deixando um pedaço de partição pra Linux e agora que estou querendo dar boot no pendrive, ao reiniciar não consigo entrar na BIOS (tecla F1), nem escolher unidade de boot (F12).

Já dei uma boa googlada e não achei nada que resolvesse. Alguém sabe o q está acontecendo e como resolver?!

Desde já, super agradeço!

Se não estou enganado em notes da Acer é F2 (Fn+F2)

1 curtida

Se usa o grub, pode tentar por ele.
Nas versões mais recente vem co. Uma entrada para bios.
Mas como falaram para o acer é utilizado a tecla f2

Entre no windows, segure SHIFT e mantendo pressionado vá em reiniciar, ao mandar reiniciar aparecerá um menu, siga para “solução de problemas”, Opções Avançadas, “Configurações de Firmware UEFI”, reiniciar. vc vai entrar na bios do notebook.

1 curtida

Bingo!

Engraçado que eu entrei aqui pra dizer que tinha lembrado exatamente disso… da Inicialização Avançada.

Porém, esforço em vão… não sei pq não estou conseguindo instalar nenhuma distro na NVMe… tentei várias ISOs e todas retornam com um erro qq… O Arch até instalou, mas iniciou todo estranho e não queria fazer update.

https://wiki.archlinux.org/title/Solid_state_drive/NVMe#Controller_failure_due_to_broken_APST_support

Pode ser uma solução.

As a workaround, add the kernel parameter nvme_core.default_ps_max_latency_us=0 to completely disable APST, or set a custom threshold to disable specific states

1 curtida

Opa, valeu… nada melhor do que alguém que sabe o que está procurando rs.
Vou realizar o procedimento e depois dou feedback.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.