Olá, pessoal, boa tarde!
Estou enfrentando um problema inusitado no Linux Mint 22.1. Recentemente, meu teclado desconfigurou sozinho e, ao tentar restaurar o padrão, percebi que as opções de ajuste sumiram do sistema.
Já tentei os seguintes passos sem sucesso:
Interface Gráfica: Fui em Configurações do Sistema → Teclado, mas a aba de Layouts ou as opções de adição de idiomas simplesmente não aparecem (conforme o print em anexo).
Terminal: Tentei comandos de reconfiguração via localectl e dpkg-reconfigure, mas as alterações não surtem efeito ou não são reconhecidas pela interface.Parece que o módulo de configuração do teclado está corrompido ou ausente. Alguém já passou por isso nesta versão ou sabe como posso “forçar” a reinstalação desse painel de controle ou redefinir as configurações de entrada via arquivo de sistema?
Agradeço desde já qualquer ajuda!
Pior estou com mesmo problema, ja tentei de tudo no terminal e nada, e como tambem a aba sumiu. So comentando para salvar o post se alguem ajuda. Qualquer coisa faco mesmo topico. Pior desde instalei eu uso teclado do notebook e um externo, e tava tudo lindo ate hoje. Justo hoje q iria comeca escrever relatorio.
Estou ainda na pesquisa, tem como abrir a aba layouts no terminal sudo cinnamon-settings keyboard ai so configurar. Porem pra mim, nao apareceu abnt-2, fui testando os que tinha e nenhum funcionava como fosse abnt 2
Tambem da pra fazer na tela de login de usuario, cantinho superior direito tem icone de teclado e da pra configurar la tbm (o q nao funcionou pra mim)
Fala pessoal!
Primeiro, um alerta importante para o @Schmidt :
Nunca rode programas de configuração gráfica (como o cinnamon-settings) usando sudo. Isso altera as permissões dos arquivos na sua pasta pessoal para “root”, e aí o seu usuário normal perde o acesso a elas, fazendo as configurações sumirem ou não salvarem mais.
Vamos resolver isso em duas partes:
1. Solução de Emergência (Para escrever o relatório AGORA)
Não precisa esperar a interface gráfica voltar. Abra o terminal e rode esse comando que força o layout ABNT2 na sessão atual, independente da configuração do sistema:
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2
Se o seu teclado for US Internacional (aquele sem Ç), use:
Bash
setxkbmap -layout us -variant intl
Isso resolve o problema imediatamente até você reiniciar o PC.
2. Solução Definitiva (Trazer a aba de volta)
O sumiço da aba geralmente acontece quando a biblioteca que lista os países (iso-codes ou libgnomekbd) está corrompida ou ausente.
Rode este comando único para reinstalar os módulos responsáveis pelo teclado e limpar configurações de sessão travadas:
# Reinstala o painel de controle e as listas de layout
sudo apt update
sudo apt install --reinstall cinnamon-control-center cinnamon-settings-daemon libgnomekbd-common iso-codes
# Restaura as permissões da sua pasta pessoal (caso o sudo tenha quebrado algo)
sudo chown -R $USER:$USER /home/$USER/.config
Depois disso, reinicie a sessão (Logout/Login).
A aba deve reaparecer.
Por que o localectl não funcionou?
O localectl altera a configuração global do sistema (tela de boot/console). O Cinnamon (interface gráfica) ignora isso e carrega a configuração do usuário por cima.
Por isso parecia que o comando não fazia efeito.
Eu achando que quebrei meu mint, por conta certas coisas e bem e teu guia não adiantava…. na vdd meu erro era uma coisa até boba
Eu fui olhar qual interface tava usando na tela de usuário, e tava no Wayland, e coloquei no tradicional e çççççç ã tão funcionando. Pelo menos, tive meu primeiro desespero q obrigou a pesquisar legal
Obrigda pela ajuda, especialmente o alerta kkkk Álias tava conversando com uma amiga e ela comentou Mint é muito fácil de quebra quando tá na mão de iniciante inconsequente fica mexendo no terminal toda hora
@jeffinshadow muito obrigado pela ajuda. rodei esse comando setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2 e o teclado volta para a configuração abnt2, no entanto não salva a configuração tenho que altera toda vez que o note é reiniciado. sudo chown -R $USER:$USER /home/$USER/.config - Rodei esse comando, mas o problema persiste. Tem outra possibilidade ? Se eu atualizar o linux para o 22.2 o problema é corrigido ? Nota: Eu havia utilizado o comando “sudo”
- Novamente agradeço a sua atenção.