Olá!
Introdução desnecessária:
Sou um novato por aqui então antes de mais nada, gostaria desde já agradecer pelo espaço e por essa comunidade como um todo, já li vários tópicos daqui (relacionados ou não com o problema que estou enfrentando e vi que aqui é um daqueles poucos lugarzinhos especiais da internet em que vc se sente em uma ilha, longe do caos que as redes sociais se tornaram, o foco em um assunto só talvez seja uma das chaves para isso…)
Não me considero iniciante de forma geral em Linux, profissionalmente lido mais com o sistema das janelas, e o que eu lido om Linux sempre foi em ambiente CLI, assim como minhas aventuras pessoais como um server rodando pihole, docker e mais um monte de baboseira em um debian (antes ubuntu server) inicialmente em uma VPS, depois em um ambiente local, mas sempre em CLI.
Embora eu tenha esse certo estofo, Me considero completamente iniciante como usuário de Linux desktop, o cara que vai usar o PC para o dia a dia e bati cabeça em pouquíssimas coisas mas algumas delas simples, sempre tento me virar por mim mesmo, mas nesse caso decidi apelar e pedir um help a comunidade…
Sem mais delongas, os problemas:
Indo ao X da questão (ba-dubm-tsss)…
Meu ambiente:
Distro: Zorin OS 18
CPU: Xeon E5-2650 v4
GPU: RX 580 2048SP
Display: 2, 18” (HDMI) e 15” (DP > VGA)
(O famoso PC do ali xD)
E o que está rolando:
Quando estou em ambiente Wayland, enfrento dois problemas, um deles até consegui contornar, mas resolver ambos de fato, só usando o velho x11/xorg…
1: O mais grave:
Em alguns jogos rodando sobre Proton, em momentos aparentemente aleatórios nos primeiros 15 minutos de jogatina meu espaço de usuário simplesmente crasha, minha sessão é encerrada por completo (confirmado pelo journalctl) e sou jogado de volta a tela de login do GDM, ao logar de novo o problema não se repete até o próximo boot onde é certo que vai acontecer.
Pelo journal, parece até um logout proposital…
Jogos que apresentaram o problema:
Dead By Daylight, Wild Assault e Deep Rock Galatic (Todos curiosamente Unreal Engine)
Neles eu testei com as seguintes opções de proton: Proton recomendado (padrão), Proton experimantal, Proton Hotfix e Proton GE (mais recente)
Jogos que testei rodaram de boa:
Phasmophobia, Overwatch2, Warframe, Euro Truck (tanto nativo como proton)
Workaround 1: Aceitar o crash e vida que segue depois
Workaround 2: Usar Xorg
2: O mais leve, mas acho que mais irritante:
EM todos os jogos rodando em proton, meu cursor escapa da tela que o jogo está rodando.
Não sempre, e até consegui isolar o que gera isso:
Meu monitor principal fica a direita e o secundário à esquerda, se em jogo eu levar o mouse à esquerda (mesmo que não tenha cursor na tela, basta girar a câmera para a esquerda) e clicar enquanto eu faço esse movimento, o mouse escapa gerando clicks aleatórios em programas indesejados e, falhar no jogo, já que vou deixar ade fazer alguma ação lá.
Tentei diversas opções de tela cheia, janela clássica e janela sem borda, sempre acontece
E testei diversos parâmetros do proton que achei web a fora para tentar contornar, sem sucesso (infelizmente não salvei quais foram)
Wordaround 1: Não clicar enquanto faço um movimento À esquerda, parar o movimento antes de clicar.
Workaround 2: Usar o Xorg
Resumo: Estou usando o Xorg para tudo, ele não buga e meio que isso encerraria o tópico, mas…
Pelo o que pude ver acompanhando as noticias, tudo está convergindo para Wayland, e em Xorg eu tenho problemas com tearing que não tem VSync que resolva…
Se alguém já passou por alguma dessas situações (ou as duas) e tiver alguma dica, serei muito grato!