Olá!
Introdução desnecessária:
Sou um novato por aqui então antes de mais nada, gostaria desde já agradecer pelo espaço e por essa comunidade como um todo, já li vários tópicos daqui (relacionados ou não com o problema que estou enfrentando e vi que aqui é um daqueles poucos lugarzinhos especiais da internet em que vc se sente em uma ilha, longe do caos que as redes sociais se tornaram, o foco em um assunto só talvez seja uma das chaves para isso…)
Não me considero iniciante de forma geral em Linux, profissionalmente lido mais com o sistema das janelas, e o que eu lido om Linux sempre foi em ambiente CLI, assim como minhas aventuras pessoais como um server rodando pihole, docker e mais um monte de baboseira em um debian (antes ubuntu server) inicialmente em uma VPS, depois em um ambiente local, mas sempre em CLI.
Embora eu tenha esse certo estofo, Me considero completamente iniciante como usuário de Linux desktop, o cara que vai usar o PC para o dia a dia e bati cabeça em pouquíssimas coisas mas algumas delas simples, sempre tento me virar por mim mesmo, mas nesse caso decidi apelar e pedir um help a comunidade…
Sem mais delongas, os problemas:
Indo ao X da questão (ba-dubm-tsss)…
Meu ambiente:
Distro: Zorin OS 18
CPU: Xeon E5-2650 v4
GPU: RX 580 2048SP
Display: 2, 18” (HDMI) e 15” (DP > VGA)
(O famoso PC do ali xD)
E o que está rolando:
Quando estou em ambiente Wayland, enfrento dois problemas, um deles até consegui contornar, mas resolver ambos de fato, só usando o velho x11/xorg…
1: O mais grave:
Em alguns jogos rodando sobre Proton, em momentos aparentemente aleatórios nos primeiros 15 minutos de jogatina meu espaço de usuário simplesmente crasha, minha sessão é encerrada por completo (confirmado pelo journalctl) e sou jogado de volta a tela de login do GDM, ao logar de novo o problema não se repete até o próximo boot onde é certo que vai acontecer.
Pelo journal, parece até um logout proposital…
Jogos que apresentaram o problema: