Tenho 2 SSDs no meu thinkpad e14, um deles possui 500Gb e o outro 512GB. gostaria de utilizar eles como um unico SSD de 1TB. quais programas ou comandos eu devo aprender para fazer isso? algum outro conselho antes de eu me aventurar nesse mundo?
Minha ideia é reservar uma partição de aproximadamente 100GBs para o sistema e usar o resto como /Home, nesse caso melhor usar Ext4 ou Btrfs? queria usar Btrfs pois ouvi dizer que ele é melhor, mas faz sentido usar ele nessa configuração?
aceito qualquer sugestão e agradeço a disponibilidade de quem puder me ajudar
Informações adicionais:
possuo backup dos meus arquivos em dois HDs externos então uma eventual perda dos arquivos em caso de falha, do kingston por exemplo, não seria um problema acredito eu.
meus SDDs sao os seguintes modelos:
KINGSTON SNV2S500G
SKHynix_HFS512GEJ4X113N
Eae @Super_Gob_64, cê tá bão?
Vamos começar ajustando o conceito: o que você quer fazer não é exatamente um RAID (que costuma ser rígido e exige discos iguais), mas sim criar um Pool de Armazenamento. Você quer somar “pedaços” de discos diferentes num balde só.
Para isso, a resposta é curta e grossa: Vá de Btrfs.
O Ext4 precisaria de uma “gambiarra” chamada LVM para fazer isso. O Btrfs já nasceu sabendo gerenciar múltiplos discos nativamente.
Aqui está o roteiro pra você fazer essa configuração (100GB Sistema + Resto unificado na Home):
Passo 1: A Instalação (O Preparo) No instalador da sua distro, você vai trabalhar apenas no SSD 1 (Kingston) por enquanto:
-
Crie a partição de 100GB (formatada em Btrfs ou Ext4, tanto faz) e monte como raiz (/).
-
No espaço que sobrou desse SSD (aprox. 400GB), crie uma partição, formate como Btrfs e monte como /home.
-
Deixe o SSD 2 (Hynix) quieto, sem formatar ou montar. Termine a instalação e logue no sistema.
Passo 2: A Fusão (No Terminal) Agora que você já está usando o sistema, abra o terminal. Vamos avisar para o Btrfs que a sua /home deve “engolir” o segundo SSD.
-
Adicione o segundo SSD ao sistema de arquivos da home: sudo btrfs device add /dev/nvme0n2 /home (Substitua “nvme0n2” pelo identificador correto do seu SSD Hynix, use o comando lsblk para conferir).
-
Agora, organize a casa (Balanceamento): sudo btrfs balance start -dusage=0 -musage=0 /home
O Pulo do Gato: Perfil “Single” vs “RAID0” Como você está somando uma sobra de 400GB com um disco de 512GB (tamanhos diferentes), o padrão do Btrfs (chamado perfil Single) é o ideal. Ele vai encher um espaço e depois o outro, aproveitando 100% dos gigas disponíveis. Se fosse um RAID0 tradicional, ele limitaria o tamanho pelo menor disco e você perderia espaço.
Resumo: Use Btrfs. Instale o sistema na pontinha do primeiro SSD e depois use o comando device add para somar o resto.
Fica transparente e você ganha funcionalidades de snapshot de graça.
3 curtidas
muito obrigado, vou fazer isso e espero que de certo : )
@jeffinshadow Deu certo, muito obrigado pela ajuda!
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.