Olá pessoal!
Sou iniciante em Linux e estou com uma demanda no trabalho que não estou conseguindo resolver totalmente. Preciso de ajuda com duas coisas:
- Criar e restringir 4 perfis do Firefox (com LeechBlock + Firejail)
Na empresa pediram para configurar 4 perfis diferentes do Firefox no Linux Mint. Cada perfil deve:
Ter sites bloqueados/liberados via LeechBlock.
Baixar arquivos apenas em uma pasta específica.
Fazer uploads somente dessa mesma pasta.
Impedir que o usuário final consiga mudar as configurações do Firefox.
Impedir também que criem novos perfis.
Eu até consegui criar os perfis, mas sempre aparece algum problema. Como sou iniciante, não estou conseguindo fazer tudo funcionar de forma confiável. Se alguém já fez algo parecido ou conhece o caminho correto (policies.json, permissões, Firejail, etc.), qualquer dica é bem-vinda.
- Criar uma ISO do sistema já configurado
Depois de deixar tudo funcionando (Firefox, Firejail, filtros de áudio e alguns programas internos), gostaria de transformar essa instalação do Linux Mint em uma ISO para instalar facilmente em outros computadores da empresa com todas as configurações prontas.
Existe alguma ferramenta segura e atual para isso (tipo Systemback, Cubic, Pinguy Builder ou outro método mais moderno)?
Agradeço muito qualquer orientação. Estou aprendendo tudo na prática para cumprir essa tarefa, então qualquer ajuda é extremamente útil!