Ajuda com o Pi-Hole no CasaOS e Ubuntu Server

Bom dia, tudo bem?

Vi uns vídeos bem legais sobre como acabar com os anúncios na rede usando o Pi-Hole e o CasaOs e comprei um mini-pc só para montar como o servidor.

Segui os passos certinho, instalei o Ubuntu Server, depois os CasaOS e em seguida, pelo CasaOS, eu instalei o Pi-Hole.

Porém encontrei um probleminha na instalação do Pi-Hole pelo casaos.
FIcou em vermelho as configurações da porta 53 nos protocos tcp e udp, não deixando continuar a instalação por esta porta.
Não sei pq, já que tanto o Ubuntu e CasaOs foram acabados de instalar.

Com isso, eu alterei a porta para 553 nos 2 protocolos TCP e UDP.
Com isso a instalação ocorreu sem problemas.

Consigo acessar o Pi-Hole em todas as máquinas conectadas na minha rede e com qualquer os. (Testei com Windows 11, Android, IOS e Linux Mint).

O ip do servidor ficou: 192.168.15.166 e é por este ip que acesso tanto o casaos quanto o pi-hole.

O problema é que, ao configurar este IP como DNS nas máquinas, simplesmente fico sem acesso a internet em todas elas.
Parece que o DNS do Pi-Hole não está funcionando.

Bom, meu mini-pc veio com 2 placas de vídeo, tentei até trocar as portas e refiz toda a instalação (Ubuntu Server, depois CasaOS e depois Pi-Hole) mas acabou na mesma.

Até troquei a configuração no Pi-Hole em:
Setting > DNS > Interface Settings

Martquei a opção: Permit all origins (achei que poderia ser algo a ver com a placa de rede), mesmo informando que é inseguro a opção, só para testes.
E mesmo assím deu na mesma.

Tentei trocar tbm os DNS no Pi-Hole para utilizar o Google e Cloudflare.
Não adiantou, continuo sem internet.

Enfim, é isso.
Uma instalação nova do ubuntu server, só instalado o casaos e pelo casaos o Pi-Hole.
E não funciona.

Tenho um outro servidor com windows server que utilizo nas minhas aplicações e meu roteador principal está com DMZ ativado para o IP deste servidor.
Também achei que poderia ser algum conflito com o DMZ e o Firewall do windows server.
Com isso também desativei o DMZ, mesmo assím o erro continuou.
Em toda máquina que ponho o ip do mini-pc como DNS, fica sem acesso a internet.

Já fui no Pi-Hole também e usei as opções:
Settings > System
Flush network table e Restart DNS resolver.
Não aparece nenhum erro ao executar, mas também não dá em nada.

Alguém pode por favor me ajudar? Já não sei mais o que fazer. Comprei este mini pc só p/ deixar minha casa mais segura e já de cara não funciona =(

Desde já, muito obrigada!!!

3 curtidas

Estou com o mesmo problema, não aceita a porta 53 , troco a porta mas toda pc/celular que coloco o IP do servidor como dns não acessa a internet.

Estava com o mesmo problema. Também estou iniciando e resolvi da seguinte maneira.

Liberei a porta 53 no Ubuntu server que estava sendo utilizada pelo sistema, usei este tutorial.

Depois, acessei as configurações do PiHole através do CasaOS e configurei a porta 53.

Depois disso foi só configurar o DNS no roteador e passou a funcionar.

3 curtidas

Boa tarde, eu fiz a instalação na maquina física junto com o unbuond, até então esta aparentemente funcionando, não obtive sucesso pelo CasaOS ../

unbound - Pi-hole documentation

Para mim funcionou sua dica. Obrigado!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.