Ajuda com o jogo Live For Speed

Olá, eu preciso de ajuda com o jogo Live For Speed que está com bugs gráficos e eu não consigo resolver. Uma coisa: não é a configuração do PC, já que o jogo é de 2003. Enfim, por algum motivo, os modelos dos carros não carregam, a pista também não e o áudio fica cortando que nem uma moto. alguém sabe o que é? Quem souber o que está acontecendo e saber resolver eu agradeço muito!

(OBS: o meu PC é um Vostro 260s e não tem suporte a Vulkan e eu estou usando o Wine 11.0)

eu também já estou com as dependências básicas do Winetricks

Seja bem-vindo @Jackchillguy8!

O problema principal é que o Vostro 260s utiliza processador Intel de 2ª geração (Sandy Bridge, com gráficos Intel HD Graphics 2000/3000). A GPU integrada da Sandy Bridge não tem suporte completo a DirectX 11 via hardware/driver no Linux, além de não suportar Vulkan.

As versões recentes do Live For Speed migraram para DirectX 11, e a tradução do DX11 no Wine em GPUs antigas da Intel acaba tentando usar bibliotecas incompatíveis ou fallback via CPU, gerando o renderizador invisível e engasgos de áudio (buffer underrun).

Siga os passos abaixo para resolver:

1. Desativar o DXVK (forçar OpenGL nativo do Wine)

Como sua GPU não suporta Vulkan, o DXVK não vai funcionar. É preciso garantir que o Wine use a tradução nativa do DirectX para OpenGL (wined3d):

WINEPREFIX=~/.wine winetricks d3dcompiler_47

(Substitua ~/.wine pelo caminho correto do seu prefixo, se estiver usando um separado).

2. Forçar renderização legada/compatibilidade

Crie ou edite a chave do Registro do Wine para forçar a renderização via OpenGL:

1. Digite wine regedit no terminal.
  2. Navegue até: HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine\Direct3D (se a chave Direct3D não existir, crie-a).
  3. Crie as seguintes strings (REG_SZ):
    • renderer = gdi ou gl (teste primeiro com gl)
    • MaxShaderModel4 = 0 (força o jogo a rodar em um pipeline de shader mais antigo/compatível)

3. Configuração do Áudio (PulseAudio/PipeWire)

Para resolver o áudio cortando:

1. Abra as configurações do Wine com o comando winecfg.
  2. Vá na aba Áudio.
  3. Reduza a taxa de amostragem ou force o driver de áudio para ALSA/PulseAudio de forma explícita.
  4. Se o problema persistir, abra as opções do próprio Live for Speed no menu do jogo e mude a saída de áudio para um buffer maior ou altere o modo 3D Sound.

Caso queira jogar sem dores de cabeça nessa integrada Sandy Bridge, você pode baixar uma versão mais antiga do jogo (como a LFS S2 versão 0.6K ou anterior), que roda nativamente sob DirectX 9 de forma impecável no Wine sem demandar instruções modernas da GPU.

eu esqueci de falar que isso acontece até com as versões antigas como a 0.6, mas vou testar este método. obrigado

cara eu preciso de ajuda na parte 3. eu não entendi direito. tem que criar um arquivo de texto? (eu nunca mexi tão fundo no Linux)

tá certo?

infelizmente não funcionou. e outro problema é que o mesmo bug acontece com as outras versões como a 0.6 por exemplo

Rapaz, parece mais complicado do que imaginei rsrsrsrsrs. Me dê mais algumas informações, o jogo está sendo rodado por onde? Steam? Só no Wine puro?

O seu Mint tem bibliotecas 32 bits? Imagino que esse jogo seja 32 bits.

O meu prefix é o padrão que o Wine cria e é de 64 bits. E o estranho é que isso só acontece com o LFS. Os outros jogos rodam normal. Eu estou no Wine 11.0 e as dependências que você falou para eu instalar eu já tinha. E não importa a versão que eu baixe, ele continua com esse bug gráfico. Mas bom, eu não vou conseguir falar mais tanta coisa porque eu preciso dormir agora, e amanhã eu dou mais informações. Tchau

Como sua GPU integrada provavelmente não suporta o Vulkan, tente executar usando o wined3d com essa variavel de ambiente: PROTON_USE_WINED3D=1

Qual launcher vc está usando para executar o jogo? Heroic? Lutris? Faugus?

Eu uso o Wine puro. Eu já tentei usar o Lutris ou o Bottles mas eu tinha entendido como usa

Então já vamos começar corrigindo isso. Comece a usar Heroic Games Launcher. Se tiver duvida veja algum video tutorial no Youtube ou pergunte aqui que eu te respondo.