Olá, eu preciso de ajuda com o jogo Live For Speed que está com bugs gráficos e eu não consigo resolver. Uma coisa: não é a configuração do PC, já que o jogo é de 2003. Enfim, por algum motivo, os modelos dos carros não carregam, a pista também não e o áudio fica cortando que nem uma moto. alguém sabe o que é? Quem souber o que está acontecendo e saber resolver eu agradeço muito!
(OBS: o meu PC é um Vostro 260s e não tem suporte a Vulkan e eu estou usando o Wine 11.0)
O problema principal é que o Vostro 260s utiliza processador Intel de 2ª geração (Sandy Bridge, com gráficos Intel HD Graphics 2000/3000). A GPU integrada da Sandy Bridge não tem suporte completo a DirectX 11 via hardware/driver no Linux, além de não suportar Vulkan.
As versões recentes do Live For Speed migraram para DirectX 11, e a tradução do DX11 no Wine em GPUs antigas da Intel acaba tentando usar bibliotecas incompatíveis ou fallback via CPU, gerando o renderizador invisível e engasgos de áudio (buffer underrun).
Siga os passos abaixo para resolver:
1. Desativar o DXVK (forçar OpenGL nativo do Wine)
Como sua GPU não suporta Vulkan, o DXVK não vai funcionar. É preciso garantir que o Wine use a tradução nativa do DirectX para OpenGL (wined3d):
WINEPREFIX=~/.wine winetricks d3dcompiler_47
(Substitua~/.winepelo caminho correto do seu prefixo, se estiver usando um separado).
2. Forçar renderização legada/compatibilidade
Crie ou edite a chave do Registro do Wine para forçar a renderização via OpenGL:
Digite wine regedit no terminal.
Navegue até: HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine\Direct3D(se a chave Direct3D não existir, crie-a).
Crie as seguintes strings (REG_SZ):
renderer = gdi ou gl (teste primeiro com gl)
MaxShaderModel4 = 0 (força o jogo a rodar em um pipeline de shader mais antigo/compatível)
3. Configuração do Áudio (PulseAudio/PipeWire)
Para resolver o áudio cortando:
Abra as configurações do Wine com o comando winecfg.
Vá na aba Áudio.
Reduza a taxa de amostragem ou force o driver de áudio para ALSA/PulseAudio de forma explícita.
Se o problema persistir, abra as opções do próprio Live for Speed no menu do jogo e mude a saída de áudio para um buffer maior ou altere o modo 3D Sound.
Caso queira jogar sem dores de cabeça nessa integrada Sandy Bridge, você pode baixar uma versão mais antiga do jogo (como a LFS S2 versão 0.6K ou anterior), que roda nativamente sob DirectX 9 de forma impecável no Wine sem demandar instruções modernas da GPU.
O meu prefix é o padrão que o Wine cria e é de 64 bits. E o estranho é que isso só acontece com o LFS. Os outros jogos rodam normal. Eu estou no Wine 11.0 e as dependências que você falou para eu instalar eu já tinha. E não importa a versão que eu baixe, ele continua com esse bug gráfico. Mas bom, eu não vou conseguir falar mais tanta coisa porque eu preciso dormir agora, e amanhã eu dou mais informações. Tchau
Então já vamos começar corrigindo isso. Comece a usar Heroic Games Launcher. Se tiver duvida veja algum video tutorial no Youtube ou pergunte aqui que eu te respondo.