Ajuda com montagem de PC voltado para 3D/edição gráfica

Fala pessoal tudo certo? Que 2021 seja melhor para todos!!!

Queria pedir um auxilio para este projeto, começando 2021 com mudanças e partir para coisas novas.
Ainda vou levantar a grana mas quero ter uma noção do que procurar e do valor que vou precisar para montar um pc para modelagem 3D e afins.
E claro jogar um pouco porque sem diversão a vida fica difícil rs

A principal função vai ser para trabalho, modelar, renderizar, editar etc.
No caso dos jogos seria de simulação tipo Cities Skylines mas jogo de tudo, ação, luta, fps, o que quero é poder jogar de forma fluida, com o jogo bonito, tipo com as configurações de médio para cima mas ainda assim isso é secundário.

O valor que pretendo investir é de uns 5k podendo extrapolar um pouco dependendo do retorno que posso ter com o desempenho hardware.
A intenção é montar um pc onde eu consigo fazer upgrades caso sinta necessidade, então quero algo que dê um tempo de vida maior ao conjunto.

Processador eu estava pensando tipo RYZEN 5 3600(não sei se é muito ou não), placa mãe A320, uns 16GB de memória, monitor widescreen mas não sei se compensa e qual teria boa qualidade. Nisso também encaixar placa wifi, bluetooth, quantidade boa de USB, possibilidade de adicionar HD’s/SSds porque tudo isso consome muito armazenamento.

Já placa de vídeo, fonte, gabinete não faço nem ideia do que ir atrás, na verdade o que coloquei foi que vi por algumas pesquisas mas não entendo de hardware.

Sei que não vou conseguir montar um mega pc que rode tudo no máximo e nem que seja eterno mas busco um equilíbrio entre esses pontos.

Desde já agradeço pela atenção e ajuda de todos.

1 curtida

Olá @henriquesn tudo bem contigo?

Montar computadores hoje em dia está mais complicado do que nunca, com esses preços malucos no mercado.

Mas, falando sobre as peças que você citou:

  • Processador: Ryzen 5 3600 é sem dúvida um processador muito sólido e vai te ajudar bastante na produtividade. Não vejo problemas.
  • Memória RAM: 16GB é um valor confortável para a maioria dos fluxos de trabalho, mas para estes casos que você citou eu realmente consideraria 32GB.
  • Placa mãe: a série A320 faz parte da primeira geração de chipsets e já está apresentando os sinais da idade, provavelmente você terá problemas com upgrades futuros se optar por esse chipset. Recomendo no mínimo o chipset B450, mas se conseguir um mais moderno com bom preço, vá sem medo.

Coisas que você deixou em aberto:

  • Gabinete: a menos que estética seja algo fundamental para você, algo como um V200G ou um Argus E4 vão te atender bem. Tenhos os dois aqui em casa em não tenho queixas.
  • Fonte: como seu setup terá trabalho intenso, minha recomendação é investir um pouco mais e pegar uma boa fonte Gold ou Silver de pelo menos 700 watts. O que vai ditar a escolha aqui será a placa de vídeo.
  • Placa de vídeo: Para encaixar no orçamento, provavelmente você teria que ficar próximo das GTX1650/1660 da Nvidia ou da série RX550/570 da AMD. Sinceramente, para trabalho que se beneficie de processamento via GPU como é o seu caso, penso que não tem como fugir da Nvidia. Os CUDA cores fazem muita diferença em tempo de renderização e processamento no geral.

Espero ter ajudado a clarear um pouco suas dúvidas.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Tirou o textão dos meu dedos, não poderia ter dito melhor

2 curtidas

@eddiecsilva tudo bem.
Cara ajudou muito.
Levando em consideração o que você falou, o hardware que pretendo adquirir seria o descrito abaixo.

Gabinete
Gabinete Tt V200 RS394,00

Fonte
Fonte Corsair 750W 80 Plus Gold Modular RMx- CP-9020179 RS899,90

Placa Mãe
Placa-Mãe Asus TUF B450-Plus Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4 RS699,90
*Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR, AMD AM4, ATX, DDR4 RS1.550,00

CPU
Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHz(4.2GHz Max Turbo) - RS1.600,00
Cooler para Processador Cooler Master HYPER H410R - RS150,00

Memória
Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz 2x - RS480,00

Placa de vídeo
Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti Gaming X 6G, GDDR6 - RS2.339,90

Total: RS6.564,00

*A placa mãe seria válido adquirir X570? Porque o preço é mais elevado

Os preços que informei tirando o gabinete foram todos pesquisados na Kabum, acredito que garimpando mais na internet encontro preços mais interessantes.

Enfim esse hardware fecharia? Existe algum ponto que tenho que verificar como por exemplo compatibilidade de algum hardware?
Outro ponto, um monitor full hd UltraWide fica tranquilo nessa máquina?

Valeu cara, abraço.

Fala @henriquesn tudo beleza? Homem de coragem por comprar hardware hoje em dia. :slight_smile:


Algumas observações:

750 watts é potência “de sobra” para esse processador e essa GPU, acredito que uma fonte de 650 watts já atenderia tranquilamente. Mas, se você já está prevendo um upgrade na GPU em breve, pode ir na 750 sem problemas.


Eu tenho uma B450 dessas e estou bem satisfeito. Penso que só vale a pena gastar mais se você pretende trocar esse processador para uma nova geração em um curto espaço de tempo.


Esse processador recomenda memórias com 3200Mhz, usar frequências menores não é um problema. Mas não faz sentido sub-utilizar o recurso.


Enquanto estiver no FULLHD a 1660 não terá problema algum, mesmo em ultrawide. Mesmo no 2.5k acredito que ela vai se virar bem, mas no 4k é possível que enfrente algumas limitações.

Boas compras aí.

:vulcan_salute:

Achei esse gabinete bem caro hein! :smiley: Mas aí é questão de gosto.