Ajuda com Migração Windows para Linux (PopOS e ZorinOS)

Olá, com o fim do suporte do Windows 10, decidi finalmente tentar fazer uma migração completa para o Linux. Faz um bom tempo que usei (Ubuntu e Mint), mas dessa vez vou para o PopOS, é o que parece que mais me agradou (tanto para trabalho, quanto para jogos), queria esperar pelo COSMIC, mas acredito que vai demorar um pouco mais para ele sair, com isso também estou levando junto meu irmão que é bem iniciante mesmo (até no Windows :sweat_smile: ), e como ele só usa o básico, e basicamente é o foco em jogos e navegação web então vi que o Zorin OS se adequa melhor para ele.

Com isso vim pedir ajuda a vocês com algumas dúvidas, para eu poder fazer essa migração mais tranquilo.

Meu PC é idêntico do meu irmão, então o que eu falar aqui, pode levar em consideração que é para ambos os 2 PCs.

Usamos um Processador AMD Ryzen 5 3400G com Placa de Video AMD Radeon RX 6600 8GB V3.

Temos 2 SSDs, um com 250GB e outro com 500GB, o Windows atualmente está instalado no SSD de 250GB e iremos instalar o Linux no de 500GB, e quem sabe mais a frente formatar o de 250GB e instalar o Win 11 para deixar como reserva para algum jogo.

Irei dividir as dúvidas em Categorias.

Hardware:

• No PopOS ou Zorin OS teremos algum problema de compatibilidade com dispositivos externos ligados via Toggle/USB ou P2/P3? (Teclado, Mouse, Headset, JoyStick, etc).
  • Algum problema para Monitores/Televisões (meu irmão gosta de um monitor pequeno 1366x768 e eu já uso minha televisão por conta do espaço para o Trabalho 3840x2160), mas nos jogos sempre configuro direto no jogo para FullHD 1920x1080.

Formatação/Grub:

• É necessário desativar o Secure Boot/TPM?
  • Como vai ser instalado em outro SSD, irá entrar automaticamente no sistema definido na BIOs ou é preciso ajustar a tela de Grub/bootloader em algum local?
  • No futuro mais a frente se decidirmos formatar o SSD de 250GB para instalar o Win 11, indicam alguma forma de fazer isso sem gerar nenhum problema para o Linux (pensando por conta do Grub, booloader, etc).

Jogos:

• Atualmente, os jogos que usamos já funcionam no linux seja pela Steam ou Heroic Games. APENAS UM, que ficamos ainda na dúvida é o The First Descedant, mesmo no ProtonDB vimos que ele funciona mas com configurações extras (que parecem ter que ficar ajustando a cada atualização do jogo…) que é a parte ruim.

Browsers:

• Sei que o PopOS e Zorin já vem com o FireFox, que eu já usei e sei o quanto ele é bom, mas sei que existem derivações dele como o “LibreWolf“, qual diferença entre eles dois e qual deles vocês recomendam?
  • Atualmente usamos o Opera GX, gosto muito dele (mesmo com as polemicas de privacidade), por conta dele ser um dos Browsers mais simples de se ajustar e configurar, até meu irmão que é muito iniciante, consegue configurar ele sozinho. Mas se fossemos trocar de navegador, acredito que o mais que sentiremos falta é a seção de AVISOS sobre JOGOS GRATUITOS, gostamos muito dessa parte pois ele exibe jogos que até então não consegui encontrar outra forma simples de achar (bot discord, youtube, etc). Então gostaria de saber se alguém tem uma Alternativa a isso (pode ser em qualquer local e iremos analisar).

Antivírus:

• Atualmente no Windows usamos o KasperSky Free, o básico. Sei que no Linux não precisa se preocupar “tanto“, mas mesmo assim, existe alguma alternativa?

Acredito que seja só isso por enquanto, caso me lembre de mais alguma dúvida, eu posto nos comentários ou faço um edit. Desde já, agradeço quem puder ajudar.

Olá, meu caro! No caso de sistema pronto para iniciantes e utilizadores “bem básicos”, recomendo o Tiger OS.

Apresentação TigerOS 23
É do Brasil! Testando o TigerOS, uma distro nacional :brazil:

Tem uma seção de boas-vindas que, de primeira, permite a instalação de antivírus e dos principais navegadores, inclusive o Opera.

É um sistema cuidadosamente pensado para iniciantes. E a equipe do projeto frequenta o Diolinux Plus.

1 curtida

A parte de jogos e periféricos não consigo ajudar, mas na questão dos sistemas operacionais , é seguinte… Se as distribuições vão ficar instaladas em um SSD e o Windows em outro, então você deverá deixar configurado na bios qual ssd que ela vai procurar o boot loader, então, se você deixar o ssd do Linux, sempre vai abrir o grub do Linux e não vai encontrar o Windows.

O Zorin aceita secure boot, mas o Pop não. Antivirus não é necessário.

Eu deixaria o /home das distribuições separado para manter os seus arquivos intactos caso queira trocar de distro ou reinstalar em caso de problema.

Não existe antivírus no Linux do mesmo jeito que existe no Windows, o máximo aqui é o ClamAV, eu acho.

Estou tentando Instalar o ZorinOS em um ASUS TUF F16, com RTX 3050. Entretanto, em um momento aparece a seguinte mensagem “Um erro ocorreu durante a instalação dos pacotes: E:Sub-process/usr/bin/dkpg returned an error code (1)”. Instalei o PopOS sem nenhuma dificuldade mas já tentei diversas vezes, fazendo pendrive bootavel via Rufus ou Ventoy, mas não consigo instalar o ZorinOS.

Depois de baixar a ISO, você fez o checksum para garantir que ela não esteja corrompida?

Olá, meu caro! No caso de sistema pronto para iniciantes e utilizadores “bem básicos”, recomendo o Tiger OS.

Apresentação TigerOS 23
É do Brasil! Testando o TigerOS, uma distro nacional :brazil:

Tem uma seção de boas-vindas que, de primeira, permite a instalação de antivírus e dos principais navegadores, inclusive o Opera.

É um sistema cuidadosamente pensado para iniciantes. E a equipe do projeto frequenta o Diolinux Plus.

Obrigado, ainda não tinha visto esse sistema. Mas como já avia apresentado o Zorin OS para meu irmão, ele preferiu escolher ele.

Não existe antivírus no Linux do mesmo jeito que existe no Windows, o máximo aqui é o ClamAV, eu acho.

Dando uma pesquisada sobre o ClamAV, vi opiniões bem mistas, mas vou continuar olhando, obrigado.

A parte de jogos e periféricos não consigo ajudar, mas na questão dos sistemas operacionais , é seguinte… Se as distribuições vão ficar instaladas em um SSD e o Windows em outro, então você deverá deixar configurado na bios qual ssd que ela vai procurar o boot loader, então, se você deixar o ssd do Linux, sempre vai abrir o grub do Linux e não vai encontrar o Windows.

O Zorin aceita secure boot, mas o Pop não. Antivirus não é necessário.

Eu deixaria o /home das distribuições separado para manter os seus arquivos intactos caso queira trocar de distro ou reinstalar em caso de problema.

Obrigado, vou deixar no Linux, ele vai ser meu principal, quanto ao Secury Boot no PopOS vou dá uma olhada para desativar, bom que o Zorin não precisa.

Relaxe e curta essa maravilha que é usar um sistema Linux, não se preocupe tanto, vai dar certo! e é bem mais simples do que parece.

Sempre consulte a documentação da distro, vá direto na fonte!

Outros video interessante sobre suas demais duvidas de antivírus e outras coisas…

Abrass!

Fiz a instalação, vi que nessa ultima versão o Pop_OS já vem com suporte ao Security Boot, então nem precisei desativar.

Está bem fluído com o Cosmic, tirando alguns pequenos Bugs que não sei se é algo do Cosmic ou algo que preciso fazer.

• Alguns Apps instalados via Loja com Flatpak fica sem Icones
  • Algumas traduções faltando

Mas o maior problema que tive, foi que o eu uso internet cabeada no PC e no Pop fica direto caindo e não volta, quando vou olhar exibe que ele está “Buscando o IP e outra coisa”, ai do nada ele Desconecta e quando mando conectar volta a mensagem e não conecta de jeito nenhum. Sério foi a pior coisa que tive problema, não consegui encontrar uma solução, pensei que podia ser o Cabo, então reiniciei entrei no Windows e vi que estava normal, então acredito que é no proprio Pop alguma coisa bloqueando/desconectado e eu nao consegui encontrar.

Alguém sabe resolver?