Tô tendo um problema com a steam que não conseque roda alguns jogos competetivos com uso de proton, Como “The Finals” e “TF2”. Duvido que seja meu driver de nvidia que não conseque roda os programas de proton por causa algum problema da pacote 32-bit que eu recebi quando tava instalando a steam.
Se alquem quer saber as informações do meu GPU, ler embaixo do texto:
GPU: Nvidia geforce RTX 3050
Driver: Nvidia-Driver-570 (Proprietarío)
Você instalou a Steam como? Baixou o pacote do site da Valve? Caso sim, sugiro apagar e instalar usando a loja do próprio Zorin, eu recomendo utilizar a versão em Flatpak - uso ela há muito tempo e não tive nenhum problema associado a isso.
Se estiver utilizando um laptop, tenha certeza de que Steam está usando a GPU Nvidia ao invés do gráfico integrado. Em alguns testes recentes que fiz, percebi que os jogos ficavam alternando entre as duas GPUs o que deixava o desempenho muito ruim.
O TheFinals pode precisar de parâmetros extras para funcionar, você já testou algumas das recomendações do ProtonDB?

Uma pequena atualização, como tenho ambos os jogos resolvi fazer um teste (Ryzen 5700x + 5070ti + Debian13 + driver 590.44.01):
- o TF2 só rodou depois que desisti da versão nativa e ativei o Proton Experimental nas configurações.
- The Finals foi só abrir e jogar, fiquei uns 10 minutos na área de treino usando tudo o que estava disponível e o jogo estava estável.