Ajuda com driver Intel Arc b580

Comprei uma Intel Arc B580 e estou usando o Ubuntu 24.04 LTS.
Instalei os drivers da Intel seguindo o tutorial oficial:

No entanto, aparentemente o Ubuntu está utilizando os drivers MESA em vez dos da Intel:

ermesson@Duhbuntu:~$ glxinfo | grep "OpenGL renderer"
OpenGL renderer string: Mesa Intel(R) Graphics (BMG G21)
ermesson@Duhbuntu:~$

Já tentei buscar no google e até mesmo o chatgpt para me ajudar, alguem poderia me dar uma luz ?

1 curtida

Para APIs gráficas, a Intel não fornece um driver fechado comparável ao da Nvidia ou o AMDGPU-Pro. Só existe o driver aberto Mesa (que inclusive é o que o próprio link recomenda):

Para obter o melhor suporte dos produtos gráficos Intel no Linux, recomendamos usar o kernel, os drivers e os pacotes fornecidos pelo fornecedor do seu sistema operacional.

O repositório desse link para Ubuntu 24.04 só contém pacotes relacionados a compute/IA.

1 curtida

Mas os drivers para Intel é o Mesa3D mesmo oras.

Isso seria os PPAs do Oibaf ou do Kisak. Não tem nenhum pacote relacionado ao Mesa nas instruções de instalação do link.

1 curtida

A verdade, é pacote metee e não mesa.

Entendi pessoal, obrigado pelas respostas, eu realmente não sabia dessa informação :confused:

1 curtida

Ou, eu me enganei, como o @Capezotte disse, o PPA kobuk-team não oferece o Mesa3D na ultima versão, quem faz isso é este repositório:

É dito mais nesta pagina:

E aqui é o site do Mesa3D:

E o problema de usar a ultima versão do Mesa3D é que se ele quebrar o sistema vai ficar quebrado.
Mas é como já foi explicado, o PPA do oibaf vai apenas atualizar os drivers do Mesa3D do Ubuntu para a ultima versão lançada do Mesa3D, já que o Mesa3D do Ubuntu é uma versão antiga.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.