Ajuda com Configuração de Ambiente de Desenvolvimento no Linux

Olá pessoal,

Estou precisando de ajuda para configurar um ambiente de desenvolvimento no Linux. Sou novo no mundo Linux e recentemente instalei o Ubuntu 22.04 LTS no meu computador.

Estou com alguns desafios e gostaria de compartilhar para ver se alguém pode me dar algumas dicas ou indicar materiais de estudo.

Meu objetivo é configurar um ambiente para desenvolvimento web. Atualmente; trabalho com as seguintes tecnologias:

Eu já instalei o VS Code e o Node.js; mas estou encontrando dificuldades para configurar corretamente o MongoDB e garantir que todos os serviços funcionem bem juntos.

Além disso, quero garantir que meu sistema esteja otimizado para desenvolvimento; incluindo dicas sobre melhores práticas de segurança e desempenho no Linux.

Aqui estão algumas perguntas específicas que tenho:

Qual é a melhor maneira de instalar e configurar o MongoDB no Ubuntu? Existem guias ou scripts que vocês recomendam?

Como posso configurar meu ambiente para facilitar a alternância entre diferentes projetos e ambientes?

Existem boas práticas de segurança específicas para desenvolvedores web no Linux que eu deveria seguir? :thinking:

Vocês recomendam alguma ferramenta adicional para gerenciamento de dependências e versões, como nvm ou yarn?

Além disso, li este post: https://plus.diolinux.com.br/t/configurar-sistema-ubuntu-19-10-para-uso-desenvolvimento-front-end-power-bi/ o que definitivamente me ajudou muito.

Agradeço antecipadamente a todos que puderem compartilhar suas experiências e dicas.

Qualquer ajuda será muito bem-vinda. :innocent:

1 curtida

Olá!

Num caminho direto para já ir ao MongoDB → Ubuntu vale ir pela documentação oficial. Aliás os primeiros caminhos é buscar as fontes de wiki, documentação e similares nos sites do próprios criadores/mantenedores do programa, lib, serviço, etc…

Particularmente gosto bastante de instalar via Docker, pois é isolado do sistema e fácil de configurar. Partindo do pressuposto que você já tenha o Docker instalado em sua máquina, caso não tenha, segue a documentação oficial

1. Faça o pull da imagem: sudo docker pull mongo
  2. Crie um container com a imagem recém baixada: sudo docker run --name MongoDb -d -p 27017:27017 -e MONGO_INITDB_ROOT_USERNAME=admin -e MONGO_INITDB_ROOT_PASSWORD=SuaSenhaAqui mongo
    2.1. A flag --name dará o nome do seu container para “MongoDb”, mas você pode escolher o nome que quiser;
  3. Verifique se o container está em execução: sudo docker ps

Isso é relativo. Partindo do pressuposto que você queira ter N instâncias de bancos de dados ou algum serviço de menssageria (ex: RabbitMQ), dê preferência pelo Docker.

Aprende o básico primeiro, esquece inventar moda. Salve o engano, o npm vem por padrão quando instala-se o Node no Ubuntu, então use ele e, só depois que tiver saído do Hello World e exercícios básicos, busque entender a diferença para o yarn e outras alternativas.

1 curtida

Olá, se você pretende rodar o mongodb localmente em sua máquina recomendo usar docker para não “sujar” o seu ambiente de desenvolvimento.

Agora se você está indo conectar somente em alguma instância externa ao seu computador recomendo que você use o mongodb compass