Agora é a equipe do Bottles que precisa de financiamento

O projeto Bottles, software gratuito e de código aberto que facilita a execução de aplicativos e jogos do Windows no Linux via Wine, está enfrentando uma crise de financiamento. Apesar de ser adotado por milhões de usuários, os desenvolvedores tem dificuldades para manter o ritmo de trabalho, devido à falta de grana.

O projeto, que começou há seis anos, agora enfrenta um problema comum em projetos de código aberto: as dificuldades que surgem quando o entusiasmo inicial diminui. Conforme o projeto cresce e se torna uma ferramenta mais profissional, ele não pode mais ser impulsionado apenas pela paixão; a realidade, especialmente a financeira, começa a pesar.

Na publicação “Bottles Needs You: A Transparent Look at the Project’s Future”, o líder do projeto, Mirko Brombin, revelou que o Bottles já foi baixado mais de três milhões de vezes, apenas no Flathub, mas arrecada mensalmente em torno de 100 euros, o que mal dá para cobrir os custos do servidor, muito menos para sustentar o desenvolvimento.

Mirko explicou que não consegue mais dedicar tanto tempo ao Bottles quanto gostaria, devido a compromissos familiares, pessoais e profissionais. Cada hora dedicada ao projeto é uma hora tirada de algo que poderia trazer um retorno financeiro concreto ou que se relaciona à sua vida privada e familiar.

Bottles Next: O Futuro do Projeto Ameaçado

Em outubro de 2023, a equipe começou a reescrever o código do zero, em vez de adicionar novos recursos a uma base de código antiga e cheia de “gambiarras”. Essa reescrita, chamada Bottles Next, é o futuro do projeto, com uma arquitetura moderna, bibliotecas reutilizáveis e um protocolo de comunicação mais robusto.

No entanto, o desenvolvimento do Bottles Next também está mais lento do que o esperado porque, como Mirko destacou, “tudo isso precisa de uma coisa fundamental: tempo. E o tempo, hoje, precisa ser financiado”.

A equipe não faz um apelo dramático, mas um pedido ponderado: alguns euros por mês de uma pequena parte dos usuários ativos não mata ninguém. Essas micro-assinaturas, combinadas com novos acordos de patrocínio que estão sendo negociados, poderiam financiar horas de desenvolvimento em meio período e acelerar o lançamento de uma versão estável do Bottles Next.

Embora o Bottles já conte com patrocinadores de infraestrutura como Hyperbit, Linode e JetBrains, os mantenedores enfatizam que o financiamento da comunidade é essencial para as operações diárias.

É preciso esclarecer que o projeto Bottles não foi encerrado ou abandonado. O verdadeiro problema é que os desenvolvedores estão com dificuldades para equilibrar sua vida pessoal com o tempo e a energia exigidos pelo projeto. Por enquanto, não há uma solução viável à vista, o que tem levado a atrasos no desenvolvimento.

Essa é uma das partes mais desafiadoras do código aberto: uma ótima ideia surge, é desenvolvida por pessoas apaixonadas e talentosas, e atrai muitos usuários. Mas em algum momento, quando o projeto cresce e se torna uma ferramenta confiável e profissional que muitas pessoas dependem, a realidade se impõe.

É nesse ponto que são necessários desenvolvedores que possam se dedicar integralmente, e para isso, eles precisam de financiamento para cobrir suas despesas de vida. Espera-se que essa situação seja resolvida. Se você puder ajudar, pode encontrar os links para doação no blog original ou contribuir diretamente por este link.

2 curtidas