Sempre vi recomendações dos fabricantes de usar isopropanol para limpeza geral de eletrônicos, inclusive, acabo de ver a recomendação da Dell de usá-lo na proporção entre 70 e 90% para limpar a tela, mas, eis que, me deparo com a informação no site da bringIT que o mesmo só deve ser usado em último caso, na falta de líquido limpa-telas, na proporção de 50% com água filtrada, pois do contrário, poderia causar ressecamento dos componentes, o que levaria a perda de cor e luz, podendo evoluir para um quadro de avarias como pixels mortos, linhas mortas e em casos extremos, manchas com colorações aleatórias em diferentes seções. Isso procede?
Não é o ideal, ainda degrada plásticos e borrachas moles mesmo nestas diluições de 70%. Eu meio que aprendi isso com o tempo, vendo o comportamento dele em diversas situações no decorrer dos anos.
Por exemplo, eu percebi isso a alguns anos em um MacBook antigo meu. Eles tem uma borracha preta na borda dos monitores, que evita o contato do vidro/meta e mantem uns 2 mm de espaço vazio ao fechar a tampa.
Eu comecei percebendo que os panos ficavam manchados de preto, inicialmente eu pensei que fosse sujeita mesmo, mas observando que isso só ocorria nas bordas, e que as vezes era muito preto, eu comecei a desconfiar, até a borracha começar a ficar levemente grudenta. Desde então eu parei e apenas uso, ou pano seco macio ou com 2 borrifadas de uma solução de detergente neutro para óculos no mesmo pano.
Sendo honesto, eu acho que, para piorar, a solução de detergente limpa melhor até o metal, o segredo para não dar problema de umidade é usar muito pouco, para secar na hora mesmo, borrifar pouco no pano e também NUNCA no aparelho.
Não use esse álcool em nenhuma proporção que poderá até manchar os plásticos. Use 2 paninhos macios sem pêlos, um levemente umedecido com água e o outro seco pra ajudar a secar. Caso a sujeira seja difícil insista até sair.
Procede, isopropílico é um solvente poderoso e que pode agredir plásticos e afins sem muito esforço. Quando comecei a usar o alcool para limpar placas e conectores, há anos atrás, pensei que era uma boa usar nas carcaças. Resultado? Acabei com a tinta de um Nintendo 64, manchado permanente.
Com telas não é diferente. Já usei em telas de notebook e criei manchas persistentes. Só recomendo o uso do Isopropílico e outros produtos para telas caso a sujeira exija que você use um solvente, como manchas de gordura (por exemplo, uma pessoa comendo um alimento gorduroso com a mão e acaba levando para a tela). Mas pela minha experiência dá para deixar tudo limpo com o pano úmido.
Tome cuidado com “limpa telas” que vendem por aí, sempre olhe o rótulo, pois alguns são isopropílico diluído apenas.
O ideal é seguir o procedimento:
1 - Pano macio e seco para a remoção de poeira.
2 - Pano macio, seco e levemente úmido para remoção de manchas persistentes que não saíram com o pano seco (gotas de espirro ou digitais).
@romulopb Agora fiquei com temor de um efeito retroativo, por ter usado moderadamente no passado no notebook.
@Henrique-RJ Seguirei a sua dica. Obrigado.
@mfbruno Pois é, vários “limpa telas” utilizam álcool isopropílico em sua composição.
Peço que os amigos me desculpem se venho – como sempre (rs) – bagunçar o coreto!
Minhas únicas experiências, “no ramo”, foram:
-
Monitor “sujo” de impressões digitais, gordura dos dedos etc.
-
Scanner “sujo”… Deixa pra lá!
(Falo dos últimos 30 anos!)
Minhas únicas tentativas, nos últimos 30 anos, foram:
-
Passar um pano de algodão, levemente molhado de água – e tive a sensação de que o pano “retirou o verde” do meu wallpaper
-
Passar um pano de algodão, seco. – Não limpou nada – mas também não afetou as cores dos meus wallpapers
-
Passar um pincel de cerdas macias, só para tirar a poeira – pois depois desses anos todos, eu já não sujava a tela.
Eu acredito que seja a sugestão mais comum por ser o “menos” corrosivo que outros álcoois, n ser condutivo e secar muito rápido, mas é sabido que alguns tipos de plásticos e borrachas podem ser corroídos por ele, independente da concentração, é tanta maquina com tantos materiais diferentes, o macbook no caso tem essa borracha bem sensível…
Mas assim, também degrada naturalmente ao longo dos anos, eu tenho notebooks com mais de 10 anos de outras marcas, como Dell, que algumas borrachas que nunca passei nada, estão derretendo, um deles os alto-falantes internos viraram mingau, a parte do diafragma.
O meu exemplo era de 2008 e percebi esse problema já nos primeiros meses, o que não é normal, uma borracha “derretendo” nos primeiros meses de uso. Hoje nem tenho mais aquele aparelho, e não tive mais estes problemas nem no meu atual macbook.
O ideal é água pura mesmo, borrifada bem pouco em uma flanela, para secar rápido, mas eu tenho o hábito de usar hidratante nas mãos o que meio que engordura um pouco mais coisas como teclado e afins. Eu uso uma solução que é só detergente neutro, de uma relojoaria aqui de perto, no cheiro e na sensação na pele já vejo que não tem álcool. Eu também fiz a minha versão caseira e tb funcionou muito bem, 30 ml de água filtrada e 2 gotinhas de detergente de louça neutro, funciona muito bem, o segredo, é não molhar o pano, apenas borrifar no pano um pouco para ficar levemente úmido, limpar a tela e depois secar.
Olá a todos!
O emborrachamento em volta da tela de meu note, já virou grude faz tempo. Aqui aparece mancha de todo tipo, até cocô de insetos que voam pelo ambiente. Ontem mesmo, esfreguei um pano com Etanol, pois na tela tinham respingos (não sei do quê) difíceis de remover.
Será que bastaria insistir com flanela de microfibra umedecida em água (+ detergente neutro)?
Ou é melhor comprar um spray específico para limpeza de telas?
Eu comprei um produto de limpar específico para telas, da Freshlimp, que usa outro tipo de solvente que não o isopropílico. É minha primeira vez testando em diferentes superfícies e não parece ser corrosivos para plásticos, até usei para limpar controles de videogame, mouse, etc, coisa que não faria com o isopropílico. Então para esse tipo de sujeira eu acho que pode ser uma boa.
Nunca usei o detergente em tela especificamente, mas se for bem pouquinho pode funcionar bem.
Eu comento do detergente neutro, pois quem tem óculos, sabe que é a indicação universal da maioria das relojoarias. Óculos frequentemente tem revestimentos ópticos (que provavelmente são orgânicos) para uv e tudo mais, hoje em dia até a lente é feita de resina orgânica. É quase certo que qualquer álcool destruiria um destes tem pouco tempo.
E meio que é o caso do Mac e outros aparelhos, hoje em dia além do vidro existe uma cobertura anti-reflexo, em alguns casos até anti-gordura, que não é resistente.
Blz! Já tomei nota.
Meus óculos para descanso, por ex., perderam parte do filtro anti luz azul, só de lavar com detergentes coloridos. Então para as telas (e óculos tbm) o ideal é detergente neutro mesmo, ou o Freshlimp sugerido.
Não seria uma boa alternativa aplicarmos nas telas os adesivos, que protegem contra sujeira e reduzem o reflexo de claridade externa?
Alguns até possuem filtro anti luz azul. Então, além de proteger nossa visão dos comprimentos de onda azul / violeta entre 380 nm e 440 nm (matéria da Zeiss), os adesivos seriam uma barreira a mais contra a sujeira, e evitaria o atrito direto de flanelas e produtos de limpeza com a tela.
Vai que alguma sujeira que agarrou, seja um minúsculo grão de areia com gordura, e mesmo esfregando com detergente neutro, cause um rabisco na tela, mesmo que imperceptível, mas que com o tempo acaba deixando a tela embaçada com pequenos rabiscos.
(editei minha resposta, já que a luz azul não vem ao caso nesse tópico, é apenas um detalhe a mais nas películas que estou sugerindo)
Dica do dia:
– “Sujeira não prejudica”.
Se “limpar” prejudica, não limpe!
Isso está ocorrendo com dois joypads que tenho aqui, formou-se uma geléia grudenta na carcaça do controle, aparentemente, é um tratamento antichamas no plástico, nem sei como irei limpá-los…