Adobe, NVIDIA, Microsoft Linux e a cultura do open source

4 curtidas

Motivo de vir Libre e não WPS ou OnlyOffice é mais simples que parece:

  • WPS Office e SoftwareMaker Office são proprietários e PROÍBEM redistribuição, é preciso ter um acordo com a Kingsoft/SoftwareMaker
  • OnlyOffice usa AGPL 3.0, apesar de certas distros apoiados por certos canais de índole duvidosa não darem importância, isso exige que todo o projeto da ISO tenha AGPL v3.0 ou compatível

Enfim, um Zorin ou Ubuntu da vida simplesmente não podem distribuir esses softwares

4 curtidas

É mais ou menos, tudo é uma questão de tecnicalidade jurídica.

Quanto aos proprietários, bastaria um acordo com as empresas. A SoftMaker mesmo já fez parceria com o Manjaro, salvo engano.

Não que o Manjaro seja um super exemplo de boa conduta, mas ainda assim.

No caso do ONLYOFFICE, daria para abordar algo parecido com o que se usa com softwares proprietários no Kernel, como drivers e de codecs.

Isso existe até hoje com o Ubuntu, Mint e outros semelhantes.

Como a licença para certos codecs pode ser diferente de país para país, eles colocam na instalação do sistema um checkbox para instalar essas ferramentas.

Dessa forma você não distribuiu pré-instalado, tecnicamente, você “facilita a instalação”.

Se alguma distro quisesse colocar o ONLYOFFICE por padrão seria possível, bastaria baixar ele durante o processo.

Porém, não sei se esse o problema mesmo, visto que o próprio ONLYOFFICE elenca várias distros que trazem ele por padrão:

Apesar de não serem muitos, existem, ou seja, meios para isso tem e certamente o pessoal do ONLYOFFICE daria um jeito de viabilizar ser o padrão de um Ubuntu da vida, se a Canonical quisesse.

Mas na real, seguindo a própria ideia do Ubuntu, é mais fácil que as distros tirem a suíte office da ISO hoje em dia, do que troquem. O modo padrão de instalação do Ubuntu atualmente não instala nem o LibreOffice.

3 curtidas

Assim, cada licença tem um problema, a AGPL é extremamente problemática, no caso do Only Office é mias de boa porque a própria Ascensio System meio que faz vista grossa em alguns casos o que permite eles virem com o Only ou são sistemas completamente abertos como o Tiger OS

Note que o Zorin já faz isso, mas como a pergunta é sobre já vir instalado achei melhor deixar de lado

3 curtidas

Creio que o Zorin venha com o LibreOffice, a menos que você esteja falando dos codecs, aí, sim, é isso mesmo. :slight_smile:

1 curtida

Não quis dizer que ele , inclui(a) os repositórios do Only

1 curtida