Adicionei um repertório Debian no Ubuntu para baixar um arquivo, não lembro nem por quê…
Daí tentei atualizar… E basicamente meu Ubuntu virou Debian!
E não consegui reverter…
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (rindo de nervoso)
Preciso de ajuda!!
Adicionei um repertório Debian no Ubuntu para baixar um arquivo, não lembro nem por quê…
Daí tentei atualizar… E basicamente meu Ubuntu virou Debian!
E não consegui reverter…
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (rindo de nervoso)
Preciso de ajuda!!
só vejo duas opções:
1_vc fica com seu mutante ubuntu/debian
2_formata, provavelmente deve ter atualizado a libc e… é uma bagunça.
Como, assim seu Ubuntu virou um Debian? Quais as consequências que você observou no seu sistema disso? Se for só as “informações do sistema” erradas, basta reinstalar os pacotes como o lsb_release
.
Dependendo do problema, há opções como:
Acredito que a opção mais prática para ele é a primeira…
Talvez a solução mais prática e segura seja reinstalar. Mas lembrando que o Debian e o Ubuntu são duas distros diferentes, não é a mesma base. Repositórios do Debian não foram feitos para ser usados no Ubuntu, e vice versa. Misturar repositórios cegamente é pedir para quebrar o sistema.
Até que existem formas de mesclar repositórios diferentes no Debian, definindo a prioridade de cada repositório (mais informações aqui), mas ainda assim, é uma funcionalidade avançada, e o usuário precisa saber o que está fazendo.
Se precisar de um pacote específico que só tenha no repositório do Debian, talvez seja melhor procurar o .deb aqui e fazer o download manualmente.
Olha, eu tenho uma sugestão a fazer, mas não garanto que vai funcionar.
Crie o arquivo /etc/apt/preferences.d/99-hirsute
, e coloque este conteúdo nele:
Package: *
Pin: release a=hirsute
Pin-Priority: 1001
Depois execute os comandos:
sudo apt update
sudo apt full-upgrade
Depois apague o arquivo que vc criou.
Novamente, não garanto que vai funcionar, ou que você não terá problemas depois. Reinstalar do zero pode ser a solução mais confiável. Qualquer coisa pode perguntar aí…
Já tentou apenas remover o repositório adicionado e continuar usando seu Ubuntu, conforme as atualizações forem saindo ele volta ao normal.
Esse é o melhor conselho q vc vai ouvir hj: mano, formata! kkk
Enfim, fica o aprendizado. Toma cuidado ao manipular (adicionar e remover) repositórios.
Acredito que a solução mais fácil no momento seria a formatação mesmo. Se você não tiver arquivos importantes para fazer o backup, seria o que eu recomendaria.
É preciso tomar muito cuidado ao manipular pacotes entre esses sistemas. O Debian fornece a base utilizada no Ubuntu, mas os sistemas em si são diferentes. Até mesmo entre versões do próprio Debian você poderia encontrar erros: DontBreakDebian - Debian Wiki
Usar pacotes do Ubuntu no Debian (e vice-versa) é algo que sempre devemos evitar, exceto quando realmente indispensável. E deve ser feito com cautela.
Bom dia!
Apenas como epílogo: formatei a maquina e voltei pro Ubuntu 20.04 LTS.
Obrigado a todos que responderam, que leram e que me ajudaram!
@KairanD @anon77473824 @Tallescg @Thiago12 @Caue @Capezotte @anon76731478
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.