Adicionar runner de Playstation 1 no Lutris

Estou usando o Lutris no Linux Mint Cinnamon e já adicionei todos os emuladores que preciso mas só o PS1 que não consigo encontrar nos runners do Lutris.
Alguém sabe como posso adicionar o runner do PS1 no Lutris?
Obrigado!

2 Curtidas

Primeiro, você irá abrir o menu de Runners (lançadores para jogos):

Na lista de emuladores que irá aparecer você instalará o Libretro:

Após a instalação ser concluída, você irá realizar o processo para adicionar um jogo novo na sua biblioteca do Lutris:

Na primeira tela do processo de adicionar um jogo, você irá preencher essas seções indicadas no print da minha tela:

Após isso, selecione a aba Game Options e preencha as seguintes seções:

Por fim, é só apertar em Save e você notará que na sua tela inicial do Lutris, estará o jogo que você acabou de adicionar, que no meu caso é o Resident Evil 2. Logo, selecione o jogo e clique na opção Play para iniciar o jogo:

Jogo funcionando:

Com isso você está pronto para jogar os seus jogos de Playstation 1, mas saiba que o Libretro (RetroArch) possui uma configuração própria, então você precisará abrir o menu de configurações do RetroArch para poder verificar quais são os controles configurados por padrão ou quiçá modificar o emulador para que ele seja capaz de melhor te atender. Para abrir o menu de configurações do RetroArch, use a tecla F1 do seu teclado.

Print do menu do RetroArch:

Ademais, você vai acabar esbarrando em uma notificação dizendo que nenhuma BIOS de Playstation foi identificada, o que é algo que você pode ignorar, mas caso deseje evitar essa notificação, siga os meus passos.

Após apertar F1 e abrir o menu de configurações do RetroArch, clique com o botão direito do mouse até você se deparar com o menu inicial:

Agora você irá seguir o mesmo caminho que eu:

Feito isso o diretório retroarch localizado em /home/seu-usuario/.config/ será utilizado como local de armazenamento de BIOS, ou seja, agora é só você baixar a BIOS de Playstation 1 (caso ela vier compactada, extraia) e colar ela na pasta retroarch. O caminho completo até a pasta retroarch é /home/seu-usuario/.config/retroarch. Feito isso, não tem nada mais o que fazer. Bem, tenha uma boa jogatina.

3 Curtidas

Valeu pelo tutorial!
Show de bola!

2 Curtidas

Espero que eu tenha conseguido te ajudar :wink:

3 Curtidas

aguem sabe porque da este fail ? nao consigo resolver tem mais alguns cores que nao dao… obrigado ?

Comigo aconteceu isso uma vez. Eu tinha esquecido de selecionar o core nas configurações do jogo.
Clique com o botão direito do mouse sobre o game que está dando erro, vá em Configure, na aba Game options selecione o core que deseja usar na emulação.
Espero que isso resolva!

1 Curtida

ja verifiquei ta selecionado quando meto play pa jogar pede pa instalar o core que seleciono e da esse erro , ja testei varios cores uns dao outros dao esse erro mas pa emular o jogo tinha ser esse core especifico se nao o jogo nao roda…

Tente fazer o seguinte então.
Abra um jogo qualquer que utilize o Libretro (algum que funcione). Logo que o emulador abrir aperte F1 para abrir o menu do Libretro. Aperte Z para abrir o menu da esquerda, selecione Menu Principal > Atualizador Online > Atualizador de núcleo e instale os núcleos que deseja.

1 Curtida

resultou amigo o core foi istalado e ta a funcionar muito obrigado pela ajuda

1 Curtida